segunda-feira, 19 de maio de 2025

06º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C



06º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C                                                                                                    LEITURA PARA 25.05.2025                                                                                                                      TEMA: QUEM ME AMA GUARDARÁ A MINHA PALAVRA


A promessa de Jesus de acompanhar e de orientar os seus discípulos ao longo de todo o caminho histórico que eles vão percorrer, chega até nós e é renovada em nós, pelo Batismo. Jesus nos alimenta com a Palavra, como seu Corpo e Sangue e nos conduz pelo poder e força do Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho. O Espírito Santo virá, para nos ensinar todas as coisas e para recordar a toda a igreja, tudo o que Jesus revelou, nos três anos de formação dos discípulos, enquanto caminhava no meio da multidão.


1ª LEITURA – ATOS DOS APÓSTOLOS 15,1-2.22-29


Diante da recusa dos judeus na sinagoga da cidade, Paulo toma a decisão de dirigir-se, preferencialmente aos gentios. Os pagãos, ao saberem dessa decisão, foram tomados de grande alegria e glorificavam a palavra do Senhor. Muitos pagãos, tendo conhecimento de que a mensagem cristã fora entregue a eles, resolveram abraçar o chamado de Deus e muitos assumiram a missão. Paulo, voltando da missão, revela como Deus agiu no meio do povo e como os judeus haviam rejeitado o chamado, e ainda, que tudo só foi possível, porque foi Deus que lhes abriu as portas da revelação. Para Paulo e Barnabé, Cristo e o Evangelho eram suficientes e não deviam impor aos cristãos de origem greco-romana obrigações que não eram essenciais. Os judeus não aceitavam e a questão foi decidida no 1º concílio de Jerusalém.


2ª LEITURA – APOCALIPSE 21,10-14.22-23


João, busca animar os cristãos perseguidos pelas forças e pelo poder do mal e revela que, os poderes que negam o Evangelho, que negam a vida e que negam a partilha e comunhão, não terão a última palavra. Revela que a vitória final será de Deus e dos que abraçam a vida de missão e de serviço aos irmãos. Revela ainda que Jesus, o Cordeiro de Deus, que venceu a morte, vencerá também a batalha contra as forças que se opõem à vida e à felicidade dos filhos de Deus. João revela ainda, que caminhamos para o novo céu e a nova terra, que Deus tem preparado para todos aqueles que permanecerem fiéis na missão de evangelizar.


EVANGELHO – João 14,23-29


No Evangelho, recebemos a revelação de quem ama guarda a palavra e meu Pai o amará. Nos revela ainda que, a Trindade Santa vira até os que servem, e fará deles a sua morada. Mas aqueles que rejeitam a vivência do amor e do serviço a seus irmãos, poderão se tornam morada de todas as práticas, que negam a Deus. A Palavra a que somos enviados a anunciar, não é nossa, mas é do Pai que nos envia. Somos o lugar da habitação da Palavra, da graça, do poder, da misericórdia e da redenção que o Senhor veio nos dar. Somos o lugar do agir do Espírito Santo. O Espírito Paráclito, vem para nos ensinar e nos recordar tudo que Jesus ensinou. O CAMINHO que Jesus aponta, nos leva aos crucificados, para que junto com eles, possamos enfrentar a cruz que pesa sobre a vida de todos os foram rejeitados. A VERDADE que Jesus revela, nos leva a trabalhar contra os laços da mentira, da vaidade e da exploração, que nega e destrói a vida de muitas ovelhas do Senhor. A VIDA que Jesus nos oferece, nos leva a trabalhar contra todas as formas de morte, que vai sendo imposta sobre os filhos e filhas de Deus. Nossa missão é de abraçar o Caminho, a Verdade e a Vida que Deus vem nos dar. Mas precisamos nos lembrar, que está missão Trina de Caminho, de Verdade e de Vida, precisa ser construída sobre os alicerces da Paz. Não basta desejar a paz ao próximo, é preciso trabalhar na construção da verdadeira Paz.


Gaspar Moreira 25.05.2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE                                                                                      11º DOMINGO DO TEMPO ...