terça-feira, 27 de maio de 2025

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C



SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE                                                                                      11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C                                                                          LEITURA PARA 15.06.2025                                                                                                                TEMA: TRINDADE: PAI CRIADOR, FILHO SALVADOR E ESPÍRITO SANTIFICADOR





Hoje celebramos o mistério de nosso um Deus, que ao longo da história humana, se revelou como o Pai criador de todas as coisas. Se revelou também como o Filho Redentor e Salvador, que veio para ensinar como caminhar em meio a todas as dificuldades humanas e para trazendo a colhida, a partilha, o perdão dos pecados e a ressurreição. Se revelou também como o Espírito Santificador, que veio fazer morada em nós, veio nos orientar no caminho a seguir e veio nos ensinar os caminhos da santidade. Assim, celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade que cria, salva e santifica.


1ª LEITURA – PROVÉRBIOS 8,22-31


Deus cria a Sabedoria, como primícias da sua atividade, antes de todas as suas obras. Deus criou a sabedoria desde toda a eternidade fui formada, desde o princípio, antes das origens da terra. Ao criar todas as coisas, eu estava a seu lado como arquiteto e cheia de júbilo. A Sabedoria, é vista como arquiteta de Deus na criação, sendo o primeiro dos sete Dons do Espírito Santo de Deus, que é dada a cada um de seus filhos e filhas. A Sabedoria, e maneira de Deus agir, criar, revelar. Tudo isto, é confiado a nós, pelo Espírito de Deus. Preciso agir, com a Sabedoria criadora, redentora e santificadora.


2ª LEITURA – ROMANOS 5,1-5


Irmãos, justificados pela fé, devemos gloriarmos em Deus. Não devemos fraquejar nas tribulações, pois ela produz a constância, a constância produz a virtude e a virtude produz a esperança. No amor, Deus derramou em nossos corações a esperança que não engana. Não podemos esquecer, que a Palavra, é a força que nos faz povo de Deus e que nos conduz à salvação. A nossa missão, não é de criar divisão entre judeu, grego e romano ou de puros e impuros. Somos chamados a trabalhar a unidade que procede da Trindade Santa. Somos chamados a ser revelação de Deus que é bondade, misericórdia e amor.


EVANGELHO – JOÃO 16,12-15


Nos três anos de caminhada com os discípulos, Jesus lhes dá do poder do amor e do poder que o serviço aos irmãos pode fazer. No mandamento do amor, Jesus revela a força e o poder que o perdão tem, dentro da vida da comunidade. Agora, Jesus revela que ainda tem, muitas coisas a dizer, mas que ainda, não estão prontos para compreender. Mas quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena. O Espírito, vai revelar os novos passos da missão e vai recordar tudo que Jesus ensinou. O Espírito Santo, vai caminhar com a comunidade, dando forças e poder, para vencer as forças da perseguição do ódio e da morte. O Espírito da verdade, vos libertará das garras da mentira e vos conduzirá para verdade. O Espírito Santo de amor, vos libertará das garras do ódio e vos conduzirá para a realização das obras do amor. O Espírito Santo da paz, vos livrará das garras da violência e vos conduzirá para a construção das relações e vida de paz. O Espírito vos ensinará a compreender o caminho da cruz, e como podereis ser a presença de Deus junto aos crucificados. Ele vos ensinará o caminho da ressurreição e de como fazer parte e como levar a comunidade a fazer parte do banquete que o Pai preparou. O Espírito Santo, será a força, a luz e a vida dos missionários e missionárias do Senhor. Em nossa missão, não devemos esquecer, que Deus é comunidade.


Gaspar Moreira 15.06.2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE                                                                                      11º DOMINGO DO TEMPO ...