SOLENIDADE de PENTECOSTES – ANO C LEITURA PARA 08.06.25 TEMA: O ESPÍRITO SANTO VEM: ANIMAR, ORIENTAR e GUIAR
O Senhor Jesus vem nos trazer a revelação de que o Espírito Santo é nossa vida e a nossa ação na Igreja e no mundo. Ele habita em nós, e em nós Ele vai agindo no nosso dia a dia. O Espírito Santo é a Fonte de Vida, é Deus agindo no mundo, é o vento transformador e renovador da nossa missão. O Espírito Santo vem nos animar e orientar, vem derramar sobre nós os Dons que nos direciona para a vida eterna. O Espírito Santo vem nos ensinar a caminhar como comunidade, vem nos ensinar a ser o corpo santo do Senhor.
1ª LEITURA – ATOS DOS APÓSTOLOS 2,1-11
Os Apóstolos estavam todos fragilizados, ameaçados pelo poder de morte do imperador, mas estavam reunidos, quando se fez ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a uma ventania, que foi entrando que enchendo a casa onde se encontravam. Desceu sobre eles o fogo do Espírito Santo de Deus e começaram a falar para toda a Jerusalém. Era período de festa, e tinha peregrinos de todas as regiões, de perto e outras muito distantes, mas todos escutavam a pregação em sua língua materna. A linguagem de Deus, dada aos apóstolos no Pentecostes, não conhece as barreiras do egoísmo, da ganância e nem do ódio. Todos eram acolhidos e convidados ao banquete do Senhor. Não havia a divisão de puros e impuros. Havia acolhida, paz, partilha e comunhão. A linguagem do Espírito Santo, quebrou todas as barreiras, que não permitia entender o chamado de Deus.
2ª LEITURA – 1 CORÍNTIOS 12,3B-7.12-13
Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo. O Espírito Santo, vem derramar sobre a igreja, sobre a família e sobre cada um de nós, uma grande diversidade de dons. O carisma que recebemos, deve nos levar a revelar que Jesus é o Senhor. Que Jesus é o enviado do Pai e que Ele é a realização da promessa. Carisma não é um privilégio, não me faz melhor que ninguém, não é um poder acima dos outros. Carisma, é dom que Deus nos dá, para que nos coloquemos a serviço de todos, sem discriminação e sem qualquer exclusão. Quem recebe um carisma, torna-se testemunha viva do Senhor. Quem recebe um carisma e não consegue trabalhar a unidade, não é um representante de Cristo e nem age pelo poder do Espírito Santo.
EVANGELHO – João 20,19-23
Os discípulos estavam entrando na noite, tinham as portas fechadas, recolhiam em seu medo, estavam inseguros e desamparados, diante do poder de morte dos que condenaram Jesus. Jesus chega trazendo a paz, trazendo a vida do Espírito de Deus e dá-lhes a luz que não se apaga. Jesus entra trazendo a paz. Não se encontra paz, dentro do conflito. Não se encontra paz nas agressões. Não se encontra paz no clima de terror. Não se encontra paz, na dominação. Não se encontra paz, na discriminação. Não se encontra paz na rejeição. Mas Jesus vem trazer a paz que liberta, vem trazer a paz que desarma, vem trazer a paz que supera as forças do ódio, vem trazer a paz que vence a morte, vem trazer a paz que não se acomoda. Os discípulos, agora cheios do poder da paz, que procede de Deus, cheios da paz que vem do Espírito Santo, vão sair pelo mundo e cumprir o mandato de anunciar, de evangelizar, de curar e libertar as pessoas das forças que impedem a paz. A igreja, animada e conduzida pelo Espírito de Deus, está sempre em saída, na busca das ovelhas, na busca de reconduzir a todos ao banquete que o Pai tem preparado para os seus. Temos a missão de levar a todos, a abraçarem o mandamento do amor e do perdão, o mandamento da misericórdia e da paz. Neste primeiro dia da semana, neste primeiro dia da nova criação, somos enviados por Deus, como missionários da vida e da paz.
Gaspar Moreira 08.06.25
Nenhum comentário:
Postar um comentário