O DEVER DOS SERVOS – LUCAS 17:7-10
Em nossa vida cotidiana/ Existem muitos senhores/ Com grandes poderes e muitos bens/ Todos tendo a seu serviço/ Pessoas com várias funções/ Onde muitos destes trabalhos/ São assumidos como obrigação.
Muitos assumem o serviço/ Em troca do ganha pão/ Estão sempre insatisfeitos/ Vivem de reclamação/ Sentem o peso do trabalho/ Como grande exploração/ E ao final do mês, sempre lhes falta o pão.
Outros sentem que o trabalho/ Tem requintes de escravidão/ Onde são exigidos muitas horas/ sem descanso e alimentação/ Vão contraindo doenças/ Construindo desilusão/ Sem direitos, justiça e pão.
Jesus ao tratar desta questão/ Nos fala de um senhor/ Que tinha servos em seus campos/ Que não os tinha como irmãos/ Que exigia de cada um/ O cumprimento de sua missão/ O que sobrasse, teriam como quinhão.
Mas junto com os seus discípulos/ Nos caminhos da formação/ Jesus fala de uma nova classe/ De servos que mudam a relação/ De construir uma nova comunidade/ Onde todos sejam irmãos/ Na unidade, no amor e no perdão.
Ser servos no Reino de Deus/ É dar a vida pelo irmão/ É revelar o senhor da vida/ É trazer todos para a comunhão/ Trabalhar a humildade/ Alegria e a gratidão/ O próximo, é a nossa salvação.
A alegria do Evangelho/ Gera servos da libertação/ Na alegria do servir/ Quebrando barreiras da opressão/ Resgatando vidas esquecidas/ Negadas na lei do puro e do impuro/ Para vencer as trevas do medo e da negação.
O servo de Deus é chamado/ A trabalhar na fidelidade/ Ser missão libertadora/ De todas as formas de opressão/ Tirando das sarjetas da vida/ Os que tiveram a vida negada/ Trazendo todos à comunhão.
A igreja tem a grande missão/ De ser a serva do Senhor/ De abrir todas as portas/ Da acolhida de vida e do amor/ Resgatando todos os seus filhos/ Que tiveram a vida negada/ Ser comunhão, acolhida e vida de missão.
Jesus ensina que os discípulos/ Que para ser servos de Deus/ Devem cumprir sua missão/ Sem esperar reconhecimentos/ O foco é a construção do Reino/ Servindo ao próximo na humildade/ Na comunhão com o Criador.
Nossa missão é de revelar/ A alegria do Evangelho e do amor/ Revelar que o Senhor precisa de servos/ Que se coloquem a caminho/ Que sejam acolhida e sejam comunhão/ Que sejam na vida de todos/ A paz, a justiça e a salvação.
O nosso campo de missão/ É a vida, das vidas em negação/ Ir nas periferias da igreja/ Aonde a igreja nunca vai/ Tirar das situações de morte/ Os irmãos condenados à exclusão/ Pois Deus é a vida e é a libertação.
Nunca devemos esquecer/ Somos sacrário e casa do Pai/ Deus mesmo nos alerta/ Não sabeis que sois a casa de Deus/ E que o Espírito de Deus habita em vós?/ Por isso a nossa missão/ É a missão de Deus Pai.
Gaspar Moreira 05.09.25
Nenhum comentário:
Postar um comentário