SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR – ANO C LEITURA DE 01.06.25 TEMA: A ASCENSÃO, O CAMINHO DA VIDA DEFINITIVA
A Festa da Ascensão de Jesus, nos revela o nosso para a comunhão com Deus, ou seja, a Vida definitiva. Esta festa, vem nos recordar que, enquanto caminhamos na terra, temos que continuar a missão de Jesus e que teremos que continuar a vida de testemunho e de construção do Reino de Deus. Nossa missão, é de levar o Evangelho a todas as nações, anunciar a todos os homens e mulheres o amor e a misericórdia de Deus. Para alcançarmos a comunhão com Deus, não podemos ficar parados a olhar para o céu. Somos chamados a abraçar a missão.
1ª LEITURA – ATOS DOS APÓSTOLOS 1,1-11
Jesus, depois da longa caminhada pela Galileia, depois de revelar a todos os que sofriam, o Reino de Deus e depois de sua morte e ressurreição, deu instruções aos Apóstolos que escolhera e lhes revelou: recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra. Jesus nos revela, que assumir a missão, é ser testemunha, é anunciar além das fronteiras de Israel e de ir por todas as nações. Eis aqui a nossa missão.
2ª LEITURA – EFÉSIOS 1,17-23
Paulo nos recomenda a buscar, o espírito de sabedoria e de luz, para que possamos conhecerdes e compreender o chamado que Deus confia a cada um de nós. Cristo ressuscitou dos mortos e está acima de todo e qualquer principado. Ele, é a cabeça da igreja, e nunca devemos esquecer que somos membros do Corpo de Cristo e como corpo, devemos assumir com firmeza, com determinação e com fidelidade, o anúncio da Palavra, a todas as criaturas. Não podemos nos tornar causa de divisão e nem causa de abandono da Palavra. Como Corpo do Senhor, devemos trabalhar sempre e em todas as circunstâncias, a unidade.
EVANGELHO – LUCAS 24,46-53
Jesus encontra seus discípulos e lhes dá as últimas instruções, antes da sua Ascensão. Refaz com eles, tudo que foi a sua caminhada de preparação para a grande missão que teriam que assumir, deste momento em diante. Fala-lhes dos sofrimentos e dores que na missão dada pelo Pai, teve que enfrentar. Recorda-lhes também da vitória sobre a morte, em sua Ressurreição. Dá-lhes a missão de pregar o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações. Revela-lhes, que serão as testemunhas vivas da vida, da graça, da misericórdia e do banquete do Pai, realizado na última Ceia e que agora se torna, missão a ser celebrada por todos os dias, até a consumação no juízo final. Revela-lhes, que a comunidade dos filhos e filhas de Deus, não ficarão abandonados, pois Ele enviará o Paráclito e que os missionários e missionárias, serão revestidos da força do Espírito Santo. Depois disso, Ele subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. A missão dada por Jesus, rompe as barreiras do judaísmo, e faz com que a nossa missão seja universal, ou seja, levar o anúncio de evangelização, a todas as nações. A redenção de Jesus, é para toda a humanidade. Deus não trabalha a divisão de puros e impuros ou de santos e pecadores. Deus nos dá a missão de reunir todas as ovelhas no seu redil. Deus não se alegra com a condenação de nenhum de seus filhos, mas quer que todos se convertam e vivam. Eis aqui, a nossa grande missão, trabalhar pela salvação da humanidade. Trabalhar pela construção da paz em todos os níveis de convivência. Trabalhar para que haja justiça para todos e não para alguns privilegiados pelos sistemas. Trabalhar pela unidade, pelo perdão dos pecados e para que haja vida, para toda a criação.
Gaspar Moreira 01.06.2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário