05.º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C LEITURA PARA 18.05.25 TEMA: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI
Deus nos chama a ser no mundo, sinal vivo do seu imenso e incondicional amor. Testemunhas do amor que se faz entrega, do amor que abraça a cruz, do amor que cura e resgata as pessoas, do amor que tira do anonimato, do amor que não se entrega às falsas propostas. É preciso aprender a escutar as dores e sofrimentos dos irmãos. É preciso se fazer presente nas regiões, onde a vida é negada e ninguém quer estar.
1ª LEITURA – ATOS 14,21B-27
Paulo e Barnabé voltaram em visita missionária a Listra, a Icônico e a Antióquia, para fortalecer a fé e o compromisso. Eles buscavam exortar as comunidades a permanecerem firmes e fiéis na fé. Diziam, devemos passar por tribulações para entrar no reino de Deus. Eles escolheram anciãos em cada Igreja, depois de orações e de jejum, com tarefa administrar, vigiar e defender a comunidade diante dos perigos internos e externos. Ao voltarem da missão, apresentam um relato das visitas e da animação missionário, onde revelam que a missão foi obra de Deus, uma ação do Espírito Santo. Nos semeamos, mas que age é Deus.
2ª LEITURA – APOCALIPSE 21,1-5a
João, narra para a comunidade a visão que teve do novo céu e uma nova terra, onde a terra antiga, tinha desaparecido e o mar já não existia. Narra a visão da Nova Jerusalém, bela como noiva adornada para o seu esposo e cheia da presença de Deus, que agora se tornara a morada de Deus com os homens. Ali não mais haverá luto, não haverá fome e nem miséria, porque o antigo domínio desapareceu. Deus veio fazer nova todas as coisas. Por isso, as comunidades devem se alegrar e festejar. Na nova morada, viveremos a graça e o poder de Deus.
EVANGELHO – JOÃO 13,31-33a.34-35
Quando Judas saiu da mesa, Jesus revela, que foi glorificado em Deus e que Deus foi glorificado n’Ele. Por pouco, ainda estarei com vocês, mas dou-vos um mandamento novo, de que vos ameis uns aos outros. Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. Meus discípulos, serão reconhecidos, na medida em que amar os seus irmãos. Jesus não está preocupado com o que lhe vai acontecer, mas está preocupado com os seus discípulos que estão com Ele à mesa. Será que poderão, sem Jesus, levar para a frente o projeto do Reino? É preciso saber discernir, no meio das crises e tempestades que irão enfrentar e da realidade a ser trabalhada, o que procede de Deus. Muitas vezes, poderemos ter que enfrentar, os que fazem a opção de Judas. Muitas vezes, teremos que enfrentar, os que se vestem de lobos, para confundir a caminhada. A nossa missão, de amar como Jesus amou, precisa vencer os murros da ganância e do ódio, do abandono e do desprezo, da condenação e da morte. Nossa missão, é de visitar, acolher, abraçar e de fazer a partilha do amor e dos Dons de Deus.
Gaspar Moreira 18.05.2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário