quarta-feira, 9 de outubro de 2024

POESIA - 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - ENTRE A SABEDORIA DOS HOMENS E A SABEDORIA DE DEUS

POESIA - 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

ENTRE A SABEDORIA DOS HOMENS E A SABEDORIA DE DEUS                               

Recebemos do Senhor nosso Deus/ Um grande chamado, uma missão/ De fazer uma escolha de vida/ Determinando um caminho a seguir/ Um caminho humano se apresenta/ De orgulho, avareza e ambição/ Um caminho divino se vislumbra/ De discernimento, Sabedoria e Amor

SABEDORIA 7,7-11

Orei e foi me dada a Prudência/ Implorei e a mim veio a Sabedoria/  Eu a quis mais que tronos e cetros/ Diante dela, a riqueza se tornou tão pequena/ Amei-a mais que a saúde e a beleza/ Define-a como a luz que me guia/ Ela me trouxe todos os bens/ Me deu inumeráveis riquezas/ Ele me fez conhecido nos reinos

A oração abre caminhos antes impossíveis/ Ela nos desvia de propostas enganosas/ Ela nos prove de amor e misericórdia/ Ela nos coloca em contato direto com Deus/ Ela nos enche do Espírito de Sabedoria Divina/ Ela nos fortalece na ação missionária/ Ela amedronta o inimigo de Deus/ Ela nos cumula de bens da eternidade/ Ela nos faz servos da justiça, da verdade e da paz

HEBREUS 4,12-13

A Palavra de Deus, é fonte de vida/ Ela é viva e é eficaz/ Ela é como uma espada de dois gumes/ Ela não tem lado por onde escapar/ Ela penetra até a divisão da alma e do espírito/ Ela penetra até as articulações e medula/  Ela é capaz de discernir pensamentos e intenções/ Ela é presença fiel e atuante/ É a Ela que deveremos presta contas

Somos os convidados de Deus/ A escutar e acolher a Palavra/ A vivenciar e a anunciar vida nova/ Assumindo juntos a grande missão/ De evangelizar até os confins de toda a terra/ Nos tornando mensageiros da verdade/ Do amor, da justiça e da paz/ Para desespero do inimigo de Deus/ O amor misericordioso, se faz vencedor

MARCOS 10,17-30

Um homem aproximou-se de Jesus/ Querendo descobrir como fazer/ Para conquistar a vida eterna/ Que hei de fazer, para ganhar a vida eterna?/ Jesus devolve a pergunta, para ver quem ele é/ Conheces os Mandamentos, a Lei de Deus?/ Não matar, não adulterar, não roubar/ Não levantar falso testemunho/ Honrar o pai e a mãe?

Mestre, tenho cumprido desde a juventude/ Então, está te faltando uma coisa/ Vai e vende tudo que tens e dá aos pobres/ Assim, terás um tesouro no céu/ Depois vem e segue-me nos caminhos da Galileia/ Estas fez o homem retirar-se muito triste/ Ela era dono de muitas posses e bens/ Jesus então faz uma grande revelação/ Como é difícil quem muito tem, entrar no Reino do Pai

Os discípulos muito preocupados/ Então disseram ao Senhor/ Se for assim, quem poderá então se salvar/ Aos homens, isto é impossível/ Mas para Deus, tudo é possível/ Por isso é que Deus nos chama/ Para abraçar a missão do Reino anunciar/ É preciso despojar-se do que me impede servir/ É preciso ser a presença do amor, da misericórdia e do perdão

Ao nos fazer o chamado/ Deus espera uma escolha e uma decisão/ Para trabalhar a messe, no serviço aos irmãos/ Não posso ser escravo dos bens/ Não posso ser servo dos poderes que geram a morte/ Não posso me tornar condenação/ Preciso me despojar e me tornar partilha/ Preciso me tornar vida de comunhão/ Preciso me tornar, vida de evangelização

A nossa sociedade é cruel/ Ela é perniciosa e é gananciosa/ Ela classifica as pessoas por suas posses/ Não tem valor, os que não possuem bens/ Não tem valor, quem não tem como sobreviver/ Não tem valor, quem está fora das rodas sociais/ Não tem valor, quem está  fora e vive/ Nas periferias da vida, do poder e da religião/ Não tem valor, quem não pode comprar o outro

A nossa missão é diferente/ O nosso chamado é diferente/ O Reino de Deus pertence/ Aos que promovem a paz e o direito/ Aos que promovem a unidade  e a justiça/ Aos que trabalham a misericórdia e a acolhida/ Aos que aceitam, se despojar de bens e de vantagens/ Aos que aceitam, se fazerem servos/ Aos que aceitam ajudar, a aliviar o peso da Cruz

A nossa missão, é a missão de Jesus Cristo/ A nossa missão, é a missão da igreja/ A nossa missão, é ser casa de acolhida/ A nossa missão, é ser presença de vida/ A nossa missão, é de estar em contínua saída/ Não podemos ser uma igreja de portas fechadas/ A nossa missão, é de sempre abraçar a vida/ A nossa missão, é de unir na casa do Pai/ As ovelhas extraviadas e as que foram perdidas

Gaspar Moreira 13.10.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...