terça-feira, 8 de outubro de 2024

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                    LEITURA PARA 13.10.2024                                                                                                                        TEMA: ENTRE A SABEDORIA DOS HOMENS E A SABEDORIA DE DEUS

Somos chamados por Deus a fazer a escolha do caminho a seguir e a fazer o discernimento entre a sabedoria proposta pelos homens e a sabedoria proposta por Deus. Não podemos ficar presos a decisões imediatistas. Precisamos escolher caminhos que nos ajudem a construir a felicidade que liberta e que da vida.

1ª LEITURA – SABEDORIA 7,7-11

Orei e foi-me dada a prudência. Implorei e veio a mim o Espírito de Sabedoria. Preferi-a aos cetros e aos tronos e em sua comparação, considerei a riqueza como nada. Amei-a mais do que a saúde e a beleza e decidi tê-la como luz, porque o seu brilho jamais se extingue. Com ela me vieram todos os bens e, pelas suas mãos, riquezas inumeráveis. Irmãos e irmãs, a oração abre caminhos impossíveis ao homem. A oração, afasta de nossos caminhos, as propostas enganosas feita pelo homem desprovido do amor e da misericórdia de Deus. A oração, é um caminho de diálogo direto com Deus. Nesta leitura, somos chamados a estar sempre em oração, como preparação profunda para o nosso trabalho missionário. A oração, é uma riqueza da qual o inimigo de Deus, tenta nos afastar. A oração, quando nos colocamos a serviço da vida, do amor e da misericórdia, nos cumula de bens para a eternidade. Mesmo quando não encontramos gosto ou sentido, vamos permanecer neste diálogo com Deus, que nos abre portas e caminhos para o irmão e para a eternidade.

2ª LEITURA – HEBREUS 4,12-13

A palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que uma espada de dois gumes: ela penetra até ao ponto de divisão da alma e do espírito, das articulações e medulas, e é capaz de discernir os pensamentos e intenções do coração. Não há criatura que possa fugir à sua presença: tudo está patente e descoberto a seus olhos. É a ela que devemos prestar contas. Irmãos e irmãs, Deus nos convida a escutar e a acolher a Palavra. A Palavra de Deus penetra até a divisão da alma, do espírito, das nossas articulações e de nossa medula. A Palavra discerne nossos pensamentos e nossas intenções. Nada pode fugir à sua presença. Este poder, que a Palavra tem, deve desesperar o inimigo de Deus. Este poder que a Palavra tem, deve nos alegra, nos sustentar e nos dá a certeza de que nada escapa ao poder da Palavra de Deus. Sejamos firmes e fieis, no cumprimento da Palavra do Senhor e venceremos o poder do mal.

EVANGELHO – MARCOS 10,17-30

Um homem aproximou-se de Jesus e perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna? Jesus perguntou: Tu sabes os mandamentos: Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe. O homem disse: Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude. Jesus disse: Falta-te uma coisa: vai vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me. Ouvindo estas palavras, retirou-se muito triste, porque era muito rico. Então Jesus, olhando disse aos discípulos. Como é difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. Quem pode então salvar-se? Jesus respondeu: Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível. Todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna. Irmãos e irmãs, Jesus deixa muito claro, que a vida eterna, é uma conquista e uma construção que devemos fazer a cada dia. É preciso despojamento de tudo aquilo que me impede de servir. É preciso tomar uma decisão de vida, fazendo uma escolha determinante, entre se tornar escravo dos bens e servir ao poder que explora, escraviza e mata ou servir a Deus, despojando de seus bens, de seus luxos, de sua comodidade, para depois servir aos irmãos. A nossa sociedade, busca nos dar uma formação, onde é bem visto, bem sucedido e aceito nas rodas sociais, se for detentor de bens e de poderes. Não tem valor, quem não consegue se destacar economicamente. Não tem valor, quem depende de tudo para sobreviver. Não tem valor, que está fora das rodas sociais e que vive nas periferias da vida, do poder e da religião. Estas realidades, leva Jesus a proclamar impossível de entrar no Reino de Deus, todos aqueles que se tornam servos e escravos do SER e do TER. O Reino de Deus pertence, aos que promovem a paz, promovem o direito e a Justiça. O Reino de Deus pertence, aos que procuram vivenciar a acolhida e a misericórdia. O Reino de Deus Pertence, aos que procuram vivenciar o despojamento e se colocam a serviço do Reino. O Reino de Deus pertence, aos que procuram escutar e que procuram responder com a vida, o chamado que Deus faz. Cumprir com os Mandamentos, é uma exigência de fé e de respeito à vida. É também uma exigência de amor e de misericórdia. Mas Jesus, vai além e pede àquele homem, que é preciso despojar dos bens, que é preciso colocar os bens a serviço. Que os bens deve contribuir para a liberdade das pessoas, deve contribuir para vencer as desigualdades. Mas Jesus, vai ainda um pouco mais além, ao revelar que vivenciando os Mandamentos, que despojando dos bens, agora é preciso colocar-se a caminho e assumir a evangelização, assumir os caminhos do Senhor, assumir o trabalho de resgate das ovelhas que foram ficando perdidas, diante de tantas exigências e de tantas condenações. Nossa missão de ir com o Senhor Jesus, pelos caminhos da Galileia das nações.

Gaspar Moreira 13.10.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...