SÁBADO SANTO - SANTA VIGÍLIA PASCAL 2025:ANO C LEITURA DE 19.04.2025 TEMA: A LUZ VENCEU AS TREVAS DA MORTE
Cristo vencendo a morte e todas as condições de não vida, faz a vida vencedora do poder de todo o mal e em nós, a vida se faz vencedora pelo Batismo. No batismo, fazemos a nossa Páscoa é fazemos parte do mistério da Morte e Ressurreição de Cristo para a nossa própria vida. Aqui nasce a nossa vocação: ide e anunciai que Cristo está vivo e no meio de nós.
1ª LEITURA GÊNESIS 1, 1-2, 26-31
No princípio Deus criou todas as coisas e vendo que tudo era muito bom, pode então descansar. É importante perceber, que Deus separa a luz das trevas, organiza o dia e a noite, separa a água e a terra. Em tudo a mão de Deus, organizou e fez funcionar. Desta forma, Deus nos dá a missão de cuidar, de zelar pelos bens criados. Não podemos nos tornar fonte de destruição e nem agir contra a grande diversidade da criação. Crescei e multiplicai-vos e dominai a terra. Em Gênesis 1,28, recebemos a missão de encher a terra e dominá-la. Precisamos entender, que este domínio sobre a terra, não é o domínio capitalista de exploração, mas trata-se do domínio que Deus nos concede, ou seja, domínio de proteção, de cuidado e de zelar pela bem da criação. As florestas estão morrendo, os rios estão morrendo, a criação está morrendo, porque o homem acha que dominar é destruir tudo, para plantar e gerar lucros, não importando se a natureza ou toda a criação, tenha que morrer. Isto não é zelar, não ter o domínio que zela, cuida, protege e dá vida.
EVANGELHO DA MISSA
LUCAS 24, 1-12
No primeiro dia da semana, ao romper da aurora, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado. Ficaram muito assustadas, pois a pedra do sepulcro tinha sido removida. O primeiro dia da semana, nos lembra o ato criador de Deus Pai. Estamos começando uma nova criação, estamos iniciando o dia, no trabalho contra as forças e poder da morte. As mulheres, simbolizando a maternidade da mãe criadora, vem cedo para um novo parto. O parto da Ressureição, onde a vida vence a morte, onde o amor vence o ódio, onde a paz vence a violência, onde a comunhão vence a falta de partilha. As mulheres, vida da igreja que nasce, correm para anunciar, correm para dar a boa notícia, correm para revelar a luz venceu as trevas, que a vida venceu a morte. O romper da aurora, nos revela que as trevas não têm poder. O romper da aurora, nos revela que a nossa missão, é não permitir que as trevas retornem. O romper da aurora, nos revela que não podemos ficar parados olhando a pedra removida ou os panos dobrados, mas que a exemplo das mulheres, tenhamos a coragem de sair mundo afora a anunciar que a luz venceu as trevas. Que tenhamos a coragem de dizer não aos projetos de negação do projeto de Deus e de rejeição aos projetos que servem ao poder da morte. Nossa missão, é ser a presença de vida do Senhor, de ser a luz que vence o poder das trevas, simbolizada na morte.
Gaspar Moreira 19.04.2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário