DOMINGO DE PÁSCOA – ANO C LEITURA 20.04.2025 TEMA: A VIDA VENCEU A MORTE
A Ressurreição de Jesus, é a celebração da vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da luz sobre as trevas, do perdão e da misericórdia sobre todas as formas de condenação. Com Pedro, aprendemos que a nossa vida precisa se tornar testemunha da vida e da Ressurreição. Com Paulo aprendemos que no Batismo, nos tornamos lugar do agir do Espírito Santo. No Evangelho aprendemos a ver, que o túmulo está vazio e que por isso, devemos procurar o Cristo, onde a vida esteja sendo negada.
1ª LEITURA – ATOS DOS APÓSTOLOS 10,34.37-43
Diante da multidão, Pedro tem início ao seu ministério de pregação, onde narra para a multidão, a caminhada de Jesus por toda a Galileia, Judéia e regiões, revelando como a força e o poder do Espírito Santo, recebido por Jesus no seu batismo no Rio Jordão, conduz a caminhada no meio dos doentes, possuídos, prostituídos, enfim no meio dos pecadores, curando de todos os males. A nossa missão e o nosso ministério hoje, é o mesmo de Jesus, de ir ao meio de todos aqueles que precisam de socorro, de cura e de acolhida. Todo aquele que enfrentar e não se deixar dominar pelo egoísmo, mentira, injustiça, construirá vida de ressurreição.
2ª LEITURA – COLOSSENSES 3,1-4
Em Cristo, somos filhos e filhas da Ressurreição. Desta forma, a nossa missão é de trabalhar vida de Ressurreição. Não podemos nos entregar a projetos que negam a vida, projetos que negam o amor e a acolhida, projetos que negam o perdão, a misericórdia e a comunhão. Somos filhos de Deus e devemos agir como filhos de Deus. Nossas obras, precisam revelar Deus, precisam conduzir para Deus, precisam vencer as forças e poderes que geram trevas. Nossa missão, é fazer que a luz domine toda as obras que queiram implantar as trevas. Somos o lugar da luz de Deus.
EVANGELHO – João 20,1-9
No primeiro dia da semana, ainda escuro, as mulheres foram ao sepulcro e viram a pedra que a pedra fora retirada. Aqui começa a corrida evangelizadora. Elas vão anunciar aos discípulos, que arrombaram o sepulcro. Eles também correm para testemunhar, que Cristo não está mais ali. A vida triunfou. A vida venceu a morte. Aqui, no primeiro dia da semana, nos lembra o primeiro dia da criação. Aqui inicia com a morte sendo vencida. O novo homem, a nova humanidade, uma nova criação. A nossa missão, é de assumir a vida de servos do Senhor. A nossa missão, é de fazer os caminhos de Jesus, para dar vida nova, a todos aqueles que tiveram negado o direito à vida e que por isso, viviam a negação da vida. Nossa missão, é de ir e evangelizar, de ir e curar, de ir e levar a misericórdia e o perdão, de ir e fazer a partilha e a comunhão, de ir resgatar os que estão à margem da vida social, econômica, política e religiosa. A nossa Missão, é de trazer todos, de todas as periferias da vida, para fazerem parte do Banquete que o Pai preparou a todos que abraçarem com fidelidade a missão. A missão agora, é de revelar ao mundo que Cristo ressuscitou, que está vivo e que caminha no meio de nós. Agora, somos a revelação de Deus, ao mundo.
Gaspar Moreira 20.04.2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário