5.º DOMINGO DA QUARESMA - ANO C LEITURA PARA 06.04.25 TEMA: QUEM NÃO TEM PECADO, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
Neste 5º Domindo da Queresma, somos convidados a nos libertar de tudo que nos escraviza e somos convidados a caminhar, assumindo o chamado e a missão, coragem e fidelidade, ao projeto de amor e de salvação, que o Senhor veio confiar a cada um de nós.
1ª LEITURA – ISAÍAS 43,16-21
O nosso Deus abriu caminhos no meio das águas do mar. Enfrentou com braço forte, todo o exército do Faraó. Ele abriu um caminho pelo deserto e tornou possível a vida de seu povo, nesta região de tão grandes impossibilidades, por quarenta anos. Ele fez brotar rios de água viva e não deixou seu povo padecer de sede e nem de fome, pois fez chover codornizes, para os alimentar. Deus, novamente vem para revelar a sua misericódia para com seu povo, que havia caido na infidelidade e novamente, cairam escravos, agora da Babilônia. Nesta preparação para celebrar a Páscoa da Ressurreição, somos chamados a sair das garras da escravidão, gerada pela ganância, pelo orgulho e pala ambição. Animados pelas palavras do profetas, vamos sair das terras do pecado e da servidão a dos poderes que destroem e mata.
2ª LEITURA – FILIPENSES 3,8-14
Paulo, vem nos orientar, que tudo se torna perda, comparadas com as forças, o poder e a misericórdia que Deus vem derramar sobre nós. Por estes bens de eternidade, somos chamados a renunciar a todas as coisas, somos chamados a viver a fidelidade, somos chamados a abraçar a missão de servir a Deus e aos irmãos, para ganhar a vida que nada pode destruir, ou seja, a vida com Deus. Não podemos nos tornar servos de poderes que agem contra a vida, que negam o poder de Deus. Nossa missão, é de ser presente na construção de caminhos de paz, de misericórdia e de comunhão. Não podemos nos tornar servos de ritos, de condenações e de discursos, que podem levar ao distanciamento ou até mesmo da morte. O que não vem de Cristo, Paulo considera lixo. De quais lixos, devemos nos livrar e nos afastar?
EVANGELHO – JOÃO 8,1-11
Jesus tinha passado a noite, no Monte das Oliveiras, em encontro com o Pai, partilhando os desafios e buscando orientações. Bem cedo, desce e no templo encontra co povo, que vem a Ele, partilhar as dificuldades e buscar orientações. Jesus então, começa a ensinar. Ali também, estavam escribas e fariseus, com objetivos de pegar Jesus em alguma falha e poderem apresentar contra Ele, alguma forma de condenação. Vão usar o caso de uma mulher surpreendida em adultério. Vão usar o argumento da Lei de Moisés. Vão usar seus projetos de rejeição à graça e ao poder de Deus. Eles não querem um povo liberto. Eles não querem um povo fiel à verdade e à justiça. Então perguntam a Jesus: Diante do que fala a Lei de Moisés. O que dizes? Jesus inclinou e começou a escrever com o dedo no chão. Disseram a Jesus, não tens nada a dizer? Jesus se levanta e diz: Quem de entre vós não tiver pecado, jogue a primeira pedra e voltou a escrever no chão. Começando pelos mais velhos, todos foram saindo e ficou só Jesus e a mulher. Aqui, recebemos a revelação, de que Deus não é condenação, que Deus sempre age com misericórdia e amor, que Deus não fica a olhar para defeitos e erros das pessoas. O olhar de Deus, acolhe as pessoas. O olhar de Deus abraça a causa dos que sofrem e precisam de socorro. O olhar de Deus, nos revela benção e cura, nos revela perdão e salvação, nos revela o poder do Pai que abraça o filho que volta e acolhe em sua mesa. Aqui também, esta a força e o poder da missão que Deus confia a cada um de nós. Quem não tem pecado, atire a primeira pedra.
Gaspar Moreira 06.04.25
Nenhum comentário:
Postar um comentário