domingo, 8 de setembro de 2024

POESIA - 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - QUEM É DEUS EM NOSSA VIDA?

POESIA - 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

QUEM É DEUS EM NOSSA VIDA?

 

Somos chamados a viver/ A fidelidade e a obediência/ Ao Projeto de vida e salvação/ Das promessas que Deus realiza/ Acolhendo e partilhando/ Misericórdia e comunhão/ Na construção dos caminhos/ Da paz, do direito e da justiça / Do Deus da vida e da libertação

ISAÍAS 50,5-9ª

O Senhor Deus abriu-me os ouvidos/ A minha língua veio despregar/ Fiquei firme e não resisti/ Nem um passo eu recuei/ Apresentei as minhas costas/ Para aqueles que me batiam/ Apresentei a minha face/ Aos que me arrancavam a barba/ E me insultavam e cuspiam

O meu socorro é Deus/ Que me auxilia e me ampara/ Por isso não me envergonhei/ Nem cai na desilusão ou no medo/ Pois o meu socorro e meu amparo, é Deus/ Que não me deixa fracassar/ Precisamos ter a certeza/ Que Deus caminha conosco/ Que nunca estamos sozinhos

TIAGO 2,14-18

De que serve dizer tenho fé/ Se não pratico as obras/ De que adianta se mostrar fervoroso/ Se viro as costas ao irmão/ De que adianta tantas posses e bens/ Se ridicularizo a miséria do irmão/ O demônio é também cheio de palavras/ Mas que não salva ninguém/ Conhece a verdade, mas é o pai da mentira

Ao abraçar a vida de fé/ Do seguimento a Jesus/ Precisamos ser solidários/ Ser acolhida e ser partilha/ Precisamos ser sempre mais/ Uma igreja em contínua saída/ Para trazer de volta ao Pai/ As ovelhas que foram perdidas/ A partilhar do Banquete da vida

MARCOS 8,27-35

Caminhando com os seus discípulos/ Pelas povoações e vilas/ Quem saber o que a humanidade/ Conhece da Revelação e da vida/ Quer saber o que dizem por ai/ Sobre quem é Jesus/ Ouviu respostas de incertezas/ Uns dizem ser João ou mesmo Elias/ Ou mesmo um dos profetas

Então Cristo vai mais profundo/ Para descobrir o entendimento/ Que os discípulos alcançaram/ Se o mundo está confuso/ Não conseguem compreender/ Me digam agora vocês/ O que enxergam em mim/ Pedro mais que depressa revela/ És o Messias, o enviado de Deus

Então Jesus tomando a Palavra/ Faz fortes revelações/ Que o Filho do Homem/ Seria renegado pela religião/ Passaria por dores e sofrimentos/ Passaria por grandiosa rejeição/ Seria preso, torturado e morto/ Que em três dias ressuscitaria/ Para derrotar o poder da morte

Pedro toma Jesus à parte/ Começa a repreender/ Isto jamais acontecerá/ Estamos aqui para te defender/ Lutaremos contra estes poderes/ Daremos a nossa vida por ti/ Convocaremos as multidões/ Nós vamos te proteger

Jesus fala sério com Pedro/ Vai-te daqui satanás/ Queres impedir a ação de Deus/ Queres fugir da missão/ Quem não acredita na ação de Deus/ Podem afastar-se e ir embora/ Mas aqueles que ficarem/ Renunciem-se a si mesmos/ Tome a cruz para me seguir

Quem assume caminhar com Cristo/ Quem assume a vida de missão/ Precisa descobrir quem é Jesus/ Precisa descobrir que caminho deve seguir/ Abandonar o caminho das trevas/ Abandonar o caminho da negação/ Abandonar as palavras de ódio/ Que geram morte e exclusão/ Nosso Deus é salvação

Quem assume caminhar com Cristo/ Deve beber da revelação/ Que Jesus Cristo veio ao mundo/ Pra caminhar com as ovelhas perdidas/ Não veio para ser um rei humano/ Não veio para disputar poder/ Veio para nos ensinar/ A sermos os servos de todos/ A sermos servos de Deus

Recebemos a grande missão/ Superar toda a condenação/ Expulsar de nossas vidas/ O poder da divisão/ Afastar todo o farisaísmo/ Para sermos salvação/ Abraçar e acolher os irmãos/ Que sofrem as exclusões/ Semear a misericórdia e a comunhão.

Gaspar Moreira 15.09.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...