segunda-feira, 5 de agosto de 2024

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                  LEITURA DE 11.08.2024                                                                                                                                TEMA: JESUS É A VIDA PARA OS FILHOS E FILHAS DE DEUS

Com o profeta Elias, Deus fica do lado dos que são perseguidos, por causa da sua fidelidade e do seu testemunho. No deserto, Deus restaura as forças, o entusiasmo e o ardor missionário de Elias. Acreditar em Deus, é abraçar o chamado da vida de missão, que o Senhor nos dá. Somos chamados a acolher o projeto de Deus tem para a nossa vida.

1ª LEITURA – 1º REIS 19,4-8

Naqueles dias, Elias entrou no deserto e andou o dia inteiro. Depois sentou-se debaixo de um junípero e desejando a morte, exclamou: Já basta, Senhor. Tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus pais. Deitou-se por terra e adormeceu à sombra do junípero. Nisto, um Anjo do Senhor tocou-lhe e disse: Levanta-te e come. Ele olhou e viu à sua cabeceira um pão cozido sobre pedras quentes e uma bilha de água. Comeu e bebeu e tornou a deitar-se. O Anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-lhe e disse: Levanta-te e come, porque ainda tens um longo caminho a percorrer. Irmãos e irmãs, os reis de Israel, facilitaram a entrada em seu território de Israel da cultura de outros povos, das trocas comerciais e das influências políticas e religiosas. O Rei Acab, casa com Jezabel, filha do rei de Sídon e com esse casamento, entra os deuses estrangeiros, entre eles Baal. A Missão de Elias não foi fácil, pois a elite religiosa foi se colocando ao lado dos interesses polìticos e econômicos, passaram a dificultar a missão do profeta. Elias representa os israelitas fiéis que recusavam o culto a Baal. Para provar aos israelitas que Baal era uma fraude, desafia os 400 profetas de Baal e os vence no monte Carmelo. Jurado de morte, Elias teve de fugir para o sul, no deserto a fim de salvar a vida.

2ª LEITURA – EFÉSIOS 4,30-5,2

Não contristeis o Espírito Santo de Deus, que vos assinalou para o dia da redenção. Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência e toda a espécie de maldade. Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. Irmãos e irmãs, Paulo segue a linhagem dos grandes profetas e também assume o risco da perseguição e das ameaças de prisão e morte. Nesta carta, somos chamados a viver na fidelidade e a abandonar todas as práticas que possam nos afastar de Deus e dos irmãos. Somos chamados a ser testemunhas da misericórdia e do amor de Deus.

EVANGELHO – JOÃO 6,41-51

Naquele tempo, os judeus murmuravam contra Jesus, por Ele ter dito: Eu sou o pão que desceu do Céu. E diziam: Não é ele Jesus, o filho de José? Não conhecemos o seu pai e a sua mãe? Como é que Ele diz agora: Eu desci do Céu? Jesus respondeu-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o trouxer e Eu ressuscitarei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: Serão todos instruídos por Deus. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai. só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo. Irmãos e irmãs, para mostrar quem é Jesus, João no Evangelho, nos leva a caminhar por meio dos sinais que Jesus foi revelando durante a sua missão. A revelação de Deus no meio de nós, é realizada pelo assumir da missão profética de Jesus. 1º- Jesus Água da Vida - No poço com a Samaritana, Jesus quebra as regras da religião legalistas dos Sumos Sacerdotes e fariseus, ao sentar na beira do poço para conversar com uma samaritana, onde revela ser a Fonte de Água da Vida. 2º- Jesus Pão da Vida - Diante da multidão faminta, Jesus continua a ir contra regras, e revela ser o Pão que da Vida ao mundo. Prega e alimenta a multidão abandonada e esquecida pelos poderes. Onde não havia misericórdia e nem compaixão, Ele se faz misericórdia e compaixão. 3º- A Luz do Mundo - Novamente, diante da multidão que andava nas trevas, da mulher em situação de adultério e do povo faminto e sedento, Jesus nos revela que devemos ser sinais e presença da luz que vence as trevas. 4º- Jesus é o Bom Pastor – O Bom Pastor, dá a vida pelas suas ovelhas. O lobo dispersa as ovelhas, abandona e devora a vida e as capacidades que o povo tem. O povo vagava como ovelhas sem pastor e Ele se faz Pastor de todos. 5º- Jesus é Vida e Ressurreição – Os que dirigem a nação e os que dirigem a vida de fé, negam a vida e negam a ressurreição. Se colocam a serviço dos poderes que geram morte. A nossa missão, como igreja viva, é de se fazer presença viva de Deus, nos lugares onde os servos se negam a servir. Nos lugares onde os servos se tornam os perseguidores e vão escravizando a vida do povo. Não posso ser igreja viva, se me coloco a serviço de poderes que negam o perdão, que negam a misericórdia e que negam a comunhão. Deus se faz pão que alimenta, se faz água da vida, se faz a luz que expulsa as trevas da vida de seu povo, se faz o pastor que dá a vida pelas ovelhas e se faz Ressurreição, ao nos dar vida nova.

Gaspar Moreira 11.08.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...