terça-feira, 30 de julho de 2024

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                    LEITURA PARA 04.08.2024                                                                                                                      TEMA: JESUS É O PÃO QUE DESCE DO CÉU

                                                                                                                                                                                                 Vivemos, na atualidade momentos de muitas provações, misérias e destruições. Tudo isto atinge as famílias, as comunidades e grupos das denominadas minorias, que vão sofrendo ataques de todos os lados. A igreja, tem falhado neste momento de dores e sofrimentos do povo, e muitas vezes, se colocando ao lado daqueles que contribuem para a situação de morte do seu povo. Aqui entra as leituras deste domingo, com uma preocupação profunda da vida do povo: Quem saciará a nossa fome de Vida e de busca da eternidade?

                                                                                                                                                                        1ª LEITURA – ÊXODO 16,2-4.12-15

Naqueles dias, toda a comunidade dos filhos de Israel começou a murmurar no deserto contra Moisés e Aarão. Disseram-lhes os filhos de Israel: Antes tivéssemos morrido às mãos do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados ao pé das panelas de carne e comíamos pão até nos saciarmos. Trouxeste-nos a este deserto, para deixar morrer à fome toda esta multidão. Então o Senhor disse a Moisés: Vou fazer que chova para vós pão do céu. O povo sairá para apanhar a quantidade necessária para cada dia. Vou assim pô-lo à prova, para ver se segue ou não a minha lei. Irmãos e irmãs, Deus dá ao seu Povo o maná, o alimento diário para enfrentar as dificuldades da caminhada entre a terra da opressão e a terra da liberdade. O Pão que desce do céu, ajudou o povo a crescer, a amadurecer, a abrir os olhos e superar a busca egoísta e a descobrir que Deus, não age como os governantes, pois Ele é Vida e é Comunhão.

                                                                                                                                                                        2ª LEITURA – EFÉSIOS 4,17.20-24

Irmãos: Eis o que vos digo e aconselho em nome do Senhor: Não torneis a proceder como os pagãos, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. É necessário abandonar a vida de outrora e pôr de parte o homem velho, corrompido por desejos enganadores. Renovai-vos pela transformação espiritual da vossa inteligência e revesti-vos do homem novo, criado á imagem de Deus na justiça e santidade verdadeiras. Irmãos e irmãs, Não podemos mais agir com a mentalidade de homens velhos, pois o homem velho é dominado pelo egoísmo e pelo orgulho. Precisamos agir, guiados pela graça e pelo poder do Espírito Santo. O nosso encontro com Cristo, precisa transformar a nossa vida, transformar o nosso agir, transformar a nossa ação missionária. Somos o povo da partilha e da comunhão.

                                                                                                                                                                      EVANGELHO – JOÃO 6,24-35

Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Jesus disse: vós me procurais, porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo. Disseram-Lhe eles: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Jesus respondeu-lhes: Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede. Irmãos e irmãs, Jesus é pão de Deus que desce do céu para dar a Vida ao mundo. Em Jesus, Deus vem para saciar a fome da humanidade e vem nos revelar os caminhos para alcançarmos a Vida em plenitude. Para que esse pão chegue até nós, para que nos alimente e para que possa nos transformar a vida de toda a humanidade, não basta dizer eu creio na revelação, eu creio em  Jesus. É preciso se fazer missionário do Reino. É preciso sair em busca de cumprir o mandato de Jesus: ide e evangelizai a todas as criaturas. Não podemos nos tornar uma igreja fechada e intimista. Não podemos nos tornar uma igreja de alianças com os poderes que negam a misericórdia, que negam a partilha, que negam o direito e a justiça. Não podemos repetir os erros dos Sumos Sacerdotes, que ficaram ao lado do poder político e econômico e abandonaram as ovelhas. A nossa missão, é de ajudar as pessoas a encontrar a dignidade e a vida, encontrar a alegria e a paz, encontrar o poder da partilha e da comunhão. O Pão de Céu, é uma realidade que está presente em nós, pela graça e poder de Deus confiado a cada um de nós. Precisamos nos tornar o milagre de Deus que multiplica os pães. Precisamos nos tornar o milagre de Deus que vence a miséria, vence as doenças e vence as divisões.   O missionário e a missionária, precisa ter fome de amor, de felicidade, de justiça, de paz, de esperança, de liberdade, de realização da vontade de Deus, de verdade e de transcendência. Não podemos nos tornar uma igreja de pessoas frustradas e pessimistas. Não podemos ser uma igreja serva dos esquemas de escravidão das ovelhas. Somos chamados a ser, uma igreja que liberta e que da vida. Jesus, já nos revelou, que veio para que todos tenham vida e não apenas alguns.  Não posso assumir uma missão na igreja, para ter status, mas para revelar a graça e o poder de Deus. A missão na vida da igreja, deve me fazer servo da acolhida, da misericórdia e da comunhão.

                                                                                                                                                                      Gaspar Moreira  04.08.2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...