terça-feira, 7 de maio de 2024

07º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B da ASCENSÃO DO SENHOR

 

ASCENSÃO DO SENHOR - 07º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B                                                LEITURA PARA 12/05/2024                                                                                                                      TEMA: IDE E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA

Jesus ressuscitado aparece aos discípulos Eles estavam fechados no templo e com medo. O Senhor se coloca no meio deles e lhes dá a missão, uma igreja que vence o comodismo, uma igreja que luta para vencer os problemas enfrentados pelas comunidades, uma igreja que mantem a fidelidade ao chamado e ao envio, uma igreja que se recusa a ser serva dos poderes que matam. A nossa missão precisa ser presença que cura, que redime e que salva. A nossa missão é de ser uma igreja que vai em busca das ovelhas que se perderam ou que foram empurradas para os abismos gerados pela ganância e ambição.

1ª LEITURA - ATOS 1,1-11

No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao dia em que foi elevado ao Céu, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera. Foi também a eles que, depois da sua paixão, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus. Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em  Jerusalém e em toda a Judeia e na Samaria e até aos confins da terra. Irmãos e irmãs, este livro, foi escrito por volta do ano 80 e as comunidades estavam frias e faltando estusiasmo na caminhada. Lucas escreve para para renovar entusiasmo e para lembrar a todas as comunidades que somos depositários da força, graça e vida do Espírito Santo e que por isto a nossa missão é de ir e animar os irmãos. Precisamos ser uma igreja a caminho e não ser desanimados.   Nossa missão é de continuar a tornar realidade no mandato do Senhor Jesus.

2ª LEITURA – EFÉSIOS 1,17-23

O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de luz para o conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós que cremos. Irmãos e irmãs, Deus nos ama de tal forma que nos deu seu próprio filho para tirar o pecado do mundo e para redenção da humanidade. Em Cristo, nos concede a Ressurreição. Ele deposita em nós  o Espírito de Sabedoria e a luz que vence as trevas e nos confia os tesouros da Glória Eterna. Somos chamados à santidade e a santificar nossos irmãos.

EVANGELHO – MARCOS 16,15-20

Naquele tempo, Jesus apareceu aos Doze e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo, mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados. Irmãos e irmãs, neste Evangelho, Jesus vem dar a missão da Igreja, por intermédio dos discípulos, revelando que a Igreja não pode ficar presa no templo e que precisa ser uma Igreja em contínua saída. Jesus vai ao encontro do Pai e envia os discípulos ao encontro da vida que estava sendo negado em todas as partes do mundo. Podemos enumerar três grandes momentos da construção desse chamado, a cada um de nós: 1º- Jesus ressuscitado aparece aos discípulos,  para que abram as portas da Igreja e saiam em missão. O Senhor lhes dá uma missão universal, de ir pelos confins de toda a terra e anunciar o Evangelho.  2º- Jesus define o conteúdo a ser trabalhado: A palavra Evangelho no Antigo Testamento, nos trazia a missão de dar a Boa Notícia que Deus trazia para toda a humanidade, trazendo a paz, a libertação, a felicidade. Para as primeiras comunidades, o Evangelho é o anúncio de que em Jesus Cristo, Deus veio ao encontro dos homens, confiando-lhes o amor, a vida em família e na comunidade, para fazer parte da comunidade do Reino. 3º- Anunciar o Evangelho obriga os homens a uma opção. Quem abraçar a proposta que Jesus, chegará à vida plena e definitiva: quem crer e for batizado será salvo e quem recusar essa proposta, ficará à margem da salvação. A promessa de Jesus, é de que, se os discípulos abraçarem verdadeiramente a missão, vencerão a injustiça e a opressão, expulsarão os demônios da inveja e da intriga, da escravidão e da morte, falarão e implantarão a linguagem do amor, do direito e da justiça, levarão a esperança e a vida a todos os que sofrem, a todos que são prisioneiros da doença e do sofrimento. Estes, são caminhos que nos conduzem ao encontro do Pai na eternidade. Este assumir a missão, nos dá a vitória sobre os poderes da morte e nos dá a Ressurreição. Este é o caminho: Jesus sobe ao Pai, depois de cumprir toda a missão que lhe foi confiada. Agora, começa a nossa missão, de construir junto com os irmãos a nossa resposta ao chamado de Deus. Somos missionários guiados pela força, graça e poder do Espírito Santo e temos que ter consciência e certeza de que não estamos sozinhos.

Gaspar 12.04.2024                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...