terça-feira, 30 de abril de 2024

06º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

06º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B                                                                                        LEITURA PARA 05/05/2024                                                                                                            TEMA: PERMANECEI NO MEU AMOR

Só permanece no amor de Deus, quem guarda os mandamentos. Permanecer no meu amor, significa abraçar o chamado, significa assumir a vida de batizado, significa se tornar presença do amor que salva, do amor que devolve dignidade, do amor que cura de todos os males e do amor que nunca se acomoda. Permanecer no amor de Deus, exige de nós a caminhada com Jesus e com os irmãos. Precisamos abraçar os caminhos que nos conduzem a cruz, ao anúncio da graça, da misericórdia e da comunhão.

1ª LEITURA – ATOS 10,25-26.34-35.44-48

Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés. Mas Pedro levantando-o, disse: Levanta-te, que eu também sou um simples homem. Pedro disse-lhe ainda: Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que teme e pratica a justiça, lhe é agradável. Ainda Pedro falava, quando o Espírito desceu sobre todos os que estavam a ouvir a palavra. Irmãos e irmãs, o Espírito de Deus, não fica escolhendo pessoas ou situações elitizadas. Deus vem para todos e se revela a todas as condições sociais. Mas são poucos os que abraçam a escolha que Deus faz. Muitos, não podem deixar seus bens, suas posses e seus privilégios. Por isso em Pedro, Deus revela a Cornélio, que Deus, é o Deus que vem para a salvação de todos. Deus não faz escolhas pela cor da pele, pela raça, pela nação a que pertencem, pela posição de que ocupam na sociedade, pois seu amor não se mede, por saberes humanos. Precisamos responder sim, ao chamado do Senhor

2ª LEITURA – 1 JOÃO 4,7-10

Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para conosco: Ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. Irmãos e irmãs, em Jesus Cristo, o Pai nos revelou em gestos concretos de cura e de libertação, a força e o poder do seu amor para com a humanidade, sobretudo pelos mais pobres, pelos excluídos, pelos marginalizados. Por amor, enfrentou a força e os poderes da morte, para libertar a todos da escravidão, da opressão, do egoísmo, do sofrimento. Por amor, ele assumiu a cruz da humanidade. Por amor, ele venceu as forças e os poderes geradores e sustentadores da morte. Ele nos dá o Espírito Santo, para que por amor, também possamos vencer as forças e poderes do mal.

EVANGELHO – João 15,9-17

Naquele tempo, Disse Jesus aos seus discípulos: Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes, fui eu que vos escolhi e destinei, para que indo, possam dar frutos e o vossos frutos permaneçam. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá. Irmãos e irmãs, Jesus está à mesa com seus discípulos. Ele vai revelando a força e o poder do amor de Deus que está sendo confiando a cada um. Revela que não pode existir amor de Deus em nós, se não permanecermos no amor do Pai. Permanecer no amor, é não desviar da lei de Deus, é ser fiel aos mandamentos. Permanecer no amor de Deus, e ser presença de Deus que não discrimina, que não faz acepção das pessoas e que caminha por estradas de rejeição, onde seus filhos são jogados. Permanecer no amor de Deus, é se tornar instrumentos de amor, de paz e de misericórdia. Permanecer no amor de Deus, é se colocar a caminho da Galileia do mundo de hoje, onde se encontram as periferias, onde se encontra a negação da vida, onde se acumula todos os problemas gerados pela falta de saneamento básico, onde se acumula os descasos com a saúde pública. Permanecer no amor do pai, é se tornar presença de Jesus que salva, que cura, que redime. É no meio de todas estas situações, que Deus vem, nos escolhe e nos envia. Não somos chamados para ser uma comunidade fechada, isolada, voltada para si própria. Deus nos chama para sermos uma comunidade que vá ao encontro do mundo, que continue a sua obra, que testemunhe o amor, que leve a todos os homens o projeto libertador e salvador de Deus Pai.

Gaspar Moreira 05/05/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...