sábado, 23 de março de 2024

VIGÍLIA PASCAL - QUINTA FEIRA SANTA - ANO B

VIGÍLIA PASCAL - QUINTA FEIRA SANTA - ANO B                                                            LEITURA PARA 28/03/2024                                                                                                            TEMA: CHAMADOS A PREPARAR A PÁSCOA DO SENHOR

Deus nos chama e confia a cada um de nós, a Celebração do Banquete em família. Nestes três dias do Tríduo Pascal, Celebraremos o Banquete da Instituição da Eucaristia, celebraremos a Paixão e Morte e nos preparamos para a Ressurreição, onde a morte será vencida. Toda esta liturgia, é feita em comunidade. É uma celebração da família do povo de Deus.

1ª LEITURA ÊXODO 12:1-8, 11-14

O Senhor disse a Moisés e a Aarão: Este mês será para vós o princípio dos meses: vós o tereis como o primeiro mês do ano. Reuni a assembleia de Israel: no décimo dia deste mês, cada família tome um cordeiro por família. Se a família for pequena demais para um cordeiro, juntará com seu vizinho mais próximo, segundo o número das pessoas. Cingidos os vossos rins, sandálias nos pés e cajado na mão. Comereis apressadamente: É a Páscoa do Senhor. Nesta noite, vou passar pelo Egito, e ferirei os primogênitos no Egito e exercerei minha justiça contra todos os deuses do Egito. O sangue sobre vossas casas em que habitais, vos servirá como sinal de benção e de proteção. Irmãos e irmãs, Deus nos chama para a grande celebração em família, pois nesta noite santa, receberemos o alimento de benção e de proteção. O Sangue do Cordeiro protegera as nossas casas e Deus nos libertará do poder e da influência dos deuses da enganação e da destruição. Todos aqueles que não guardarem esse mandamento, terão seus primogênitos feridos de morte e todos que forem fiéis, conhecerão a força do anjo da justiça. Portanto, sejamos firmes e fiéis.

2ª LEITURA 1 CORÍNTIOS 11:23-26

O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, deu graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Depois tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, ao comer desse pão e beber desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. Irmãos e irmãs, ao celebrar com seus discípulos, Jesus se torna alimento de vida eterna em nossas casas e em nossas comunidades. Celebrar a Eucaristia, é cumprir o mandamento de vida e de amor-doação da vida do Senhor por nós. Assim também nós somos chamados a estar e a viver em comunhão com todos.

EVANGELHO DE JOÃO 13:1-15

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. Durante a ceia, quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo, sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Simão Pedro disse: Senhor, queres lavar-me os pés! Jesus disse: O que faço não compreendes agora, mas irás compreendê-lo em breve. Pedro disse: Jamais me lavarás os pés! Jesus disse: Se eu não os lavar, não terás parte comigo. Então Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. Jesus sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. Irmãos e irmãs, de nada adianta crer que Jesus morreu e ressuscitou. Não basta apenas ficar celebrando a Eucaristia e recebendo a comunhão. Não basta apenas, ficar fazendo pregações bonitas e comoventes. É preciso abraçar a vontade de Deus, revelada a nós nos mandamentos e ensinada em sua vida terrena, pelos caminhos da Galileia das Nações, onde curava, abençoava, partilhava o pão e agia com solidariedade e misericórdia. É preciso fazer da igreja instrumento de vida e de salvação. Não dá para chegar aos irmãos, me tornando uma igreja que centraliza tudo e obriga o povo a se tornar escravo da lei. O mandamento de Jesus é muito claro: ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Não podemos nos tornar uma igreja acomodada, uma igreja do venha a nós, uma igreja da acumulação de doações e que se esquece da partilha. Precisamos ser testemunhas desta verdade, assumindo o serviço que Ele realizou e nos mandou realizar no lava-pés a fim de que o mundo creia. Não podemos ficar parados e congelados na morte, mas precisamos, todos os dias lutar contra todas as formas que geram morte e lutar todos os dias, para que a Ressurreição faça parte do nosso dia a dia. Desta forma, Celebrar a Ceia do Senhor é estar disposto a aprender a nos colocar a serviço Deus, na vida e nas dificuldades do nosso próximo. Não basta estar na ceia do Senhor, é preciso estar na ceia com o Senhor, estar na ceia com o meu irmão e minha irmã. Não pode ser servo de Deus e não terá parte com Jesus, quem se recusa a lavar os pés de seu irmão. Jesus deixa muito claro para toda a comunidade, diante de Pedro: Se eu não lavar teus pés, não terás parte comigo. Gaspar Moreira 28.03.2024

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...