sábado, 23 de março de 2024

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO - ANO B

SEXTA FEIRA DA PAIXÃO - ANO B                                                                                                       LEITURA PARA 29/03/2024                                                                                                              TEMA: O SERVO DO SENHOR, DEU A VIDA PARA NOS DAR VIDA

Jesus, ao assumir a defesa da vida de todos aqueles que tinham sido afastados do convívio da comunidade de fé e jogados nas periferias da vida e por anunciar um Deus perdão, um Deus misericórdia e por estar realizando no meio deste povo que eram considerados pagãos, se torna incomodo aos poderes de se tempo. Jesus foi condenado a morte, por se tornar servo e por devolver vida a dignidade aos filhos e filhas de Deus.

 1ª LEITURA  ISAIAS 52, 13 – 53, 1                                                                                                                                                                                                                                                                               O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento, como raiz numa terra árida, sem distinção nem beleza para atrair o nosso olhar, nem aspecto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, acostumado ao sofrimento, era como aquele de quem se desvia o rosto, pessoa desprezível e sem valor para nós. Suportou nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores. Ele foi trespassado por causa das nossas culpas e esmagado por causa das nossas iniquidades. Caiu sobre ele o castigo que nos salva: pelas suas chagas fomos curados. Irmãos e irmãs, o servo do Senhor assumiu as nossas dores, carregou as nossas dificuldades, teve que carregar a cruz de nossos pecados e foi condenado por pecado que não cometeu. Deu a sua vida por nós, derramou seu sangue por nossa purificação. Ele veio nos ensinar o caminho da redenção, o caminho da vitória sobre a morte. 

2ª LEITURA   HEBREUS 4, 14-16; 5, 7-9       

Temos um sumo sacerdote que penetrou os Céus, Jesus, Filho de Deus. Permaneçamos firmes na profissão da nossa fé. Na verdade, nós não temos um Sumo Sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas. Nos dias da sua vida mortal, Ele dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que o podia livrar da morte, e foi atendido por causa da sua piedade. Irmãos e irmãs, Jesus é nosso mestre e Senhor e diante do Pai, apresenta as nossas fraquezas e cheio de compaixão nos livra das garras da morte. A nossa missão, é de abraçar com fidelidade o mistério Pascal. A nossa missão, é de assumir os caminhos do Senhor e de afastar de nossa vida e da vida da comunidade, qualquer possibilidade de servir aos deuses da ganancia, do ódio e da morte. A nossa missão, é de servir ao Deus da misericórdia e da Ressurreição.

EVANGELHO: JOÃO 18,1-9


Naquele tempo, Jesus saiu com os seus discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia lá um jardim, onde Ele entrou com os seus discípulos. Judas, tomando consigo uma companhia de soldado e alguns guardas, enviados pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, chegou ao jardim, com archotes, lanternas e armas. Judas, também estava com eles. Jesus adiantou-se e perguntou-lhes:  A quem buscais?. Eles responderam-Lhe: A Jesus, o Nazareno. Jesus disse-lhes: Sou Eu. Quando Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra. Jesus volta a perguntar: A quem buscais? Eles responderam: A Jesus, o Nazareno. Disse-lhes Jesus: Já vos disse que sou Eu. Irmãos e irmãs, ao chegar a hora de enfrentar o poder político e religioso, Jesus se retira com alguns discípulos e entra em oração. Todas as tomadas de decisões de Jesus, são precedidas de momentos fortes de oração.  Já era vésperas da Páscoa e o poder religioso, já tinha  tomado a sua decisão, de tirar Jesus de seu caminho. Judas, esperava um Messias que viesse destruir as forças de dominação do poder romano e restaurar o Reino de Israel, afastando os aproveitadores da religião. Talvez em consequência desta visão, Judas se aproxima dos sumos sacerdotes e em troca de algumas moedas, aceita entregar Jesus. Muitas vezes, por não aceitar que exista um projeto de Vida, que olhe para aqueles que são abandonados e deixados de lado, acontecem decisões precipitadas. Judas vai se arrepender do que fez, mas já não tinha mais como voltar atrás. Conta o Evangelho que ele vai e joga no pátio dos que estão a serviço da morte, aquelas moedas, mas já era tarde. Não posso me tornar servo de um poder, que se põe a serviço da morte. Não posso me colocar a serviço de um poder, que se alia a poderes gananciosos e que preferem crucificar a vida de seus filhos. A nossa missão, é a missão de Jesus, ou seja, precisamos assumir a cruz da libertação, precisamos assumir a cruz redentora, precisamos assumir a cruz que vence o poder da morte. A nossa missão, é de gerar vida de comunhão, de perdão e de paz.                                                   Gaspar Moreira 29.03.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...