quarta-feira, 27 de março de 2024

VIGÍLIA PASCAL 2024 - SÁBADO SANTO - ANO B

VIGÍLIA PASCAL 2024 - SÁBADO SANTO -  ANO B                                                              TRÍDUO PASCAL 2024                                                                                                                              LEITURA PARA 30.03.2024                                                                                                                      TEMA: NO SEPÚLCRO, NÃO ENCONTRAREIS O CRISTO

A Ressurreição de Cristo é esperança e certeza de que também eu posso ressuscitar, que posso vencer os meus pecados, que posso vencer meus problemas, que posso vencer  minhas dificuldades e obstáculos desta vida.

1ª LEITURA GÊNESIS 1, 1-2, 2

2ª LEITURA  GÊNESIS 22, 1-2.9A. 10-13. 15-18

3ª LEITURA - ÊXODO 14,15-15,1

4ª LEITURA – ISAIAS 54,5-14

5ª LEITURA - ISAÍAS 55,1-

6ª LEITURA - BARUC 3,9-15.32-4,4

7ª LEITURA - EZEQUIEL 36, 16-17A. 18-28

MARCOS 16,1-7

Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. E bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. E diziam entre si: Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo? Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já tinha sido retirada. Entraram, então, no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o pusera Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito'. Irmãos e irmãs, o Senhor já não mais está no sepulcro. Esta noite santa, a vida venceu a morte. É Deus dando continuidade ao seu projeto de amor criador, ao fazer nova, toda a Criação, renovando a graça da ação de vida e de salvação. A humanidade recebe a renovação de sua missão, de dar continuidade ao ato criador de Deus Pai. Com a vela acesa do Círio Pascal, somos convidados a estarmos prontos para o encontro com o Senhor, que é Vida, Ressurreição e Banquete na casa do Pai. A luz acesa na Vigília Pascal, nos revela que as trevas foram vencidas. Mas também não podemos esquecer, que a luta das trevas e da luz, sempre esteve presente na vida das comunidades e que por isso, a luz precisa ser fortalecida em todos os atos e em todas as atitudes que praticarmos. Não podemos esquecer que as trevas vencidas, não estão distantes de nossas vidas. Nossa luta deve ser diária, constante, até chegarmos à eternidade. Não podemos esquecer também, de que no Batismo, somos mergulhados e quando saímos deste mergulho, saímos lavados, banhados e purificados. Agora, precisamos abraçar a vida de missão e assumir os caminhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia, nos revela um caminho a seguir: 1º- recebemos a luz de Cristo e a missão de levar a luz de Deus ao mundo; 2º- recebemos a Palavra, que nos trás a revelação e as orientações do Senhor, para nos mantermos fieis e para sermos instrumentos da revelação do poder, da graça e da salvação; 3º- recebemos na Liturgia Batismal, a missão de sermos presença salvadora de Deus no mundo; 4º- recebemos na Eucaristia, que é alimento de vida e de salvação, o sustento para permanecermos firmes e fieis. A partir deste momento, recebemos a missão de sermos revelação do poder de Deus que vence as trevas da morte e que vence também os poderes da tentação, que busca nos impedir de sermos  a revelação dos caminhos que conduzem à vida eterna. Isaias 9,2 nos lembra que o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz e os que estavam na região e sombra da morte, a luz brilhou para todos. Isto nos lembra que a Ressurreição é para todos, ou seja, para os viviam ofuscados pelas trevas e os que já vivam na região das trevas. No Êxodo, Deus se fez coluna de fogo, que iluminou e expulsou as trevas do caminho do povo e eles puderam caminhar seguros. Estar atentos, é a condição pra não sermos escravos da morte; (o salário do pecado que é a morte. Rm 6,23.) Em Abraão, vemos que a fidelidade vence as forças geradoras do morte. Na travessia do Mar Vermelho, a perseguição, o domínio escravagista, a negação ao poder e do amor de Deus, ficam sepultados nas águas e a vida vence a morte. Com as mulheres que visitaram o túmulo e viram que estava vazio, revela uma igreja em saída e que não se acomoda e correram a anunciar que o Senhor não está aqui. Neste Sábado Santo, nós como igreja viva temos a grande missão, de não trabalhar para receber o salário da morte. Chamados a trabalhar para fortalecer o amor e a fidelidade vividas por Abraão, a trabalhar para não sermos sepultados nas águas do Mar Vermelho, trabalhar para anunciar que o túmulo está vazio e que Cristo está vivo e no meio de nós. A Ressurreição de Cristo é esperança, é certeza de que também eu posso ressuscitar, que posso vencer os meus pecados, que posso vencer meus problemas, dificuldades e obstáculos dessa vida. Rezemos uma estrofe do Exultere - Ó noite de alegria verdadeira/ Que prostra o Faraó e ergue os Hebreus/ Que une de novo ao céu a terra inteira/ Pondo na treva humana a luz de Deus                                                                                                       

Gaspar Moreira 30.03.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...