quarta-feira, 27 de março de 2024

1º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

01º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B                                                                                            LEITURA PARA 31/03/2024                                                                                                                      TEMA: O AMOR VENCE O ÓDIO, A VIDA VENCE A MORTE

A luz supera o poder das trevas e vence o pecado e a morte. Para quem assume a missão de Cristo e vive a fidelidade, o direito e a justiça, com Cristo se torna vencedor da morte, se torna também instrumento da  graça e do poder de Deus. Quem caminha com Cristo, faz o caminho de vida eterna e contribui para levar os irmãos, a se tornarem também, o lugar onde Deus vence o poder do ódio, da ganância e da morte. Somos filhos da Ressurreição.

1º LEITURA – ATOS DOS APÓSTOLOS 10,34.37-43

Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo que João pregou: Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demônio, porque Deus estava com Ele. Nós somos testemunhas de tudo o que falou e fez. Irmãos e irmãs, Deus nos chama a sermos testemunhas da ressurreição. Não podemos ficar presos ao sepulcro vazio, pois Cristo nos ensina que a vida não poder ser prisioneira dos sepulcros, construídos pelos gananciosos, construídos pelos que se deixam dominar pelo ódio e pelos que se tornam escravos da destruição. Para as pessoas que amam, estes sepulcros continuarão vazios, pois o amor é vida de Deus em nós. O amor é doação e acolhida. O amor é poder de Deus que liberta as ovelhas que se encontravam dispersas

2º LEITURA – COLOSSENSES 3,1-4

Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do alto e não às da terra. Porque vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, também vós havereis de manifestar com Ele na glória. Irmãos e irmãs, Somos chamados a aspirar as coisas do alto, ou seja, a nossa missão é de não ceder ao poder gerador da morte. Não podemos nos tornar servos das práticas que negam o amor de Deus e o o amor aos irmãos. Somos comunidade de vida e de salvação. Fazemos parte do projeto de vida da Trindade Santa, que gera em nós a vida de fidelidade, que gera em nós a vida de construção do direito e da justiça, que gera em nós a acolhida e a misericórdia e que nós faz, uma igreja em constante saída a exemplo de Jesus Cristo, que sempre ia para as fronteiras, onde a vida era negada. Somos presença da vida de Deus, quando somos fieis.

EVANGELHO – JOÃO 20,1-9

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predileto de Jesus e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram. Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. Irmãos e irmãs, a Ressurreição acontece no primeiro dia da semana, que significa o começo de um novo ciclo da criação, que é, o ciclo da vida, o ciclo da nova criação, o ciclo da libertação definitiva. Depois do Jardim do Edem, nasce na Ressurreição de Cristo, o novo homem, na ação criadora e vivificadora de Jesus, ao vencer os poderes que geram a morte e decretando, que a morte não tem mais poder. Não encontraremos Jesus no túmulo. Não encontraremos Jesus, numa igreja que se faz serva dos sistemas e esquemas de condenação. Não encontraremos Jesus, na ganância política e religiosa. A Ressurreição é construída, quando cumprimos o que o Senhor nos manda fazer: tive fome, sede, estava nu e doente, preso e jogado nas periferias pela condenação do puro e impuro. A caridade, é uma porta que nos leva a viver o amor mais profundo pelo próximo. Jesus, nunca deixava aqueles que buscavam socorro, que buscavam em Jesus a acolhida, a cura e a comunhão, sem atendimento, sem o socorro. Somos chamados a realizar estes ensinamentos, que são caminhos de salvação e de vida eterna.  A Ressurreição acontece, quando rompemos com estes túmulos gerados pela ganância e pela perseguição. Quem cumpre a missão dada por Cristo, se torna para si mesmo e para seus irmãos, vida e Ressurreição. Não busquemos Jesus no fracasso e na negação da vida, defendido e pregado pela religião e pelos poderes políticos. Eles queriam matar Jesus, porque Ele vivia a fé na vida de dores e sofrimentos, porque Ele pregava e vivia a misericórdia, porque ele não expulsava os doentes, mas os curava e devolvia ao convívio da fé no templo. Os caminhos de Jesus é de vida, de misericórdia, de devolução da vida de dignidade e de direito e justiça. Caminhos de vida e ressurreição.

Gaspar Moreira 31.03.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...