CEIA DO SENHOR – QUINTA FEIRA SANTA - ANO C LITURGIA PARA 17.04.25 TEMA: NA EUCARISTIA, RENOVAR A ALIANÇA
Hoje, a igreja inicia solenemente o tríduo dos mistérios pascais: A Ceia do Senhor, a Paixão e morte e a Ressurreição. A Ceia do Senhor, atualiza a entrega de Jesus, se fazendo sacramento em cada Eucaristia. Somos chamados a nos gloriamos na cruz de nosso Senhor. Em cada Eucaristia celebrada, renovamos a Aliança de vida e de Ressurreição com Nosso Senhor Jesus Cristo.
1ª LEITURA ÊXODO 12,1-8.11-14
Somos chamados a celebrar a passagem, da vida velha de pecado, de infidelidades e de distanciamento da vida de fé e de consagração ao serviço da Palavra, na vida de nossos irmãos e irmãs. Mas a celebração deve ser de uma bela ceia partilhada com irmãos, com vizinhos e com aqueles que não tem onde comer e nem como celebrar.
2ª LEITURA- 1 CORÍNTIOS 11, 23-26
Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. Aqui está o centro do mandamento de Jesus aos discípulos e a nós. É preciso renovar continuamente a memória de vida e de doação que Deus fez por nós. Todas as vezes que comerdes e beberdes, é a renovação do ato salvador e glorificador de toda a humanidade. Fazei isso em minha memória e como vida e resgate de todos os filhos e filhas que se desviaram pelo caminho. Nossa missão, é de trazer todos para o banquete redentor.
EVANGELHO - JOÃO 13,1-15
Jesus estava tomando a Ceia com seus discípulos, e ali na mesa do Senhor, o diabo tomou o coração de Judas, onde plantou a semente da destruição e do projeto de morte. Aqui temos de Jesus uma grande revelação: nem todo que diz Senhor, Senhor, está a serviço do Evangelho e da misericórdia. Muitos que se encontram à mesa da Eucaristia, tem projetos diferentes daquilo que Deus quer de nós. Muitos estão recebendo a Eucaristia e estão a julgar e condenar. A lição deste Evangelho, com Judas, vem nos revelar, que a nossa entrega e doação, precisa de fidelidade, precisa de consagração ao projeto de amor e de serviço, precisa de assumir a condição de servos, no anúncio da Pala1vra. A nossa missão é de ir e anunciar e para isso, precisamos participar sempre do banquete do Senhor.
Gaspar Moreira 17.04.25
Nenhum comentário:
Postar um comentário