terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

07º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

07º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C                                                                                    LEITURA PARA 23.02.2025                                                                                                                      TEMA: SEDE MISERICORDIOSOS, COMO O VOSSO PAI É MISERICORDIOSO

A lógica olho por olho, dente por dente, as maneiras de ficar classificando as pessoas, em grupos de pessoas pelo que elas tem de bens materiais, de classificar as pessoas por suas graduações, de ficar classificando as pessoas por cargos que ocupam, de ficar classificando as pessoas por suas opções ou por suas escolhas e no final de tudo, julgar e condenar como já faziam no tempo de Jesus, com a lei do puro e do impuro, nos leva a entender a pedagogia de Jesus, que não aceitou fazer parte destes grupos de condenação e foi levar a Palavra de Misericórdia, de amor e de perdão, a todos que sofriam, com o peso das condenações. Precisamos de substituir todas estas formas de classificar as pessoas, pelo Amor e pelos Dons que nos é dado pela Trindade Santa.

1ª LEITURA – 1 SAMUEL 26, 2.7-9.12-13.22-23

Saul, rei de Israel, pôs-se a caminho e desceu ao deserto de Zif com três mil homens escolhidos de Israel, para irem em busca de Davi no deserto. Davi e Abisaí penetraram de noite no meio das tropas. Saul estava deitado a dormir no acampamento, com a lança cravada na terra à sua cabeceira. Abner e a sua gente dormia à volta dele. Então Abisaí disse a Davi: Deus entregou-te hoje nas mãos o teu inimigo. Deixa que de um só golpe eu o crave na terra com a sua lança e não terei de o atingir segunda vez. Irmãos e irmãs, Se seguisse a lógica humana, Davi teria eliminado Saul, o inimigo que o perseguia para o matar. Davi ao decidir não erguer a mão contra o Rei Saul, ungido do Senhor, nos revela que a nossa atitude deve ser guiada pela misericórdia. Nos ensina ainda, que precisamos cumprir a lei de não matar e que só Deus tem o direito de tirar a vida a alguém.

2ªLEITURA – 1 CORÍNTIOS 15, 45-49

O primeiro homem, Adão, foi criado como um ser vivo e o último Adão tornou-se um espírito que dá vida. O primeiro não foi o espiritual, mas o natural. Depois é que veio o espiritual. O primeiro homem, tirado da terra, é terreno. O segundo homem veio do Céu. O homem que veio da terra é o modelo dos homens terrenos. O homem que veio do Céu é o modelo dos homens celestes. E assim como trouxemos em nós a imagem do homem terreno, procuremos também trazer em nós a imagem do homem celeste. Irmãos e irmãs, Estamos destinados na comunhão com Deus, a sentarmos todos à mesa do Pai. Se esse é o nosso destino final, não faz sentido odiarmos os nossos irmãos enquanto andamos na terra, a caminho da casa do Pai. Adão veio da terra e portanto age com atitudes e desejos terrenos. Mas Cristo, gerado pelo poder do Espírito de Deus no seio da virgem, Ele vem do alto e por isso é celeste. Ele nos concede dons espirituais e é assim que deveremos guiar nossos passos e nossas ações.

EVANGELHO – Lucas 6,27-38

Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei vós também. Se amais aqueles que vos amam, que recompensa mereceis? Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que merecimento tereis? Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que merecimento tereis? Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e vos sera dado e recebereis uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco. Irmãos e irmãs, O amor de Deus em nós, não pode ser limitado por nenhuma fronteira, pois o amor deve ser o centro da missão que nos torna corpo do Senhor. Dentro desta lógica do amor de Deus, somos convidados como discípulos missionários, a perdoar e amar os inimigos, a estar em constante oração pelos violentos e os maus. Deus quer a converssão de todos, pra que todos possam viver. Não devemos pagar o mal com o mal, para não sermos iguais àquilo que condenamos. Jesus lista quatro indicações para o nosso agir: 1- Amar os inimigos. 2- Fazer bem aos que nos odeiam. 3- Abençoar aos nos amaldiçoam. 4- Orar pelos que nos injuriam. 1- O amor aos inimigos, é o grande chamado de Deus, para sejamos capazes de trabalhar pela converssão e para que sejamos o lugar onde trabalha o amor que cura e que liberta. 2- Fazer o bem aos inimigos é o chamado de Deus a sermos presença viva do amor e não se deixar dominar pelo poder do ódio. O bem não machuca, não maltrata e não procura gerar a divisão e a separação. 3- Abençoar aos que nos amaldiçoam. Não podemos ser o lugar da ação do inimigo de Deus, que busca gerar na vida das pessoas a maldição. Nós somos chamados a abençoar. 4- Orar pelos que nos injuriam. Pode ser dificil conviver que pessoas que buscam semear injurias sobre nós, mas Deus nos chama a erguer o próximo, a ajudar que saia da vida de derrotado e de buscar a mudança por meio da conversão. O que quiserdes que os homens vos façam, fazei a eles vós também. Não precisamos complicar as coisas, nem fazer crescer a rede de ódios e de intrigas. Em tudo sejam presença amorosa, seja presença da paz que vem de Deus e não devemos fortalecer os laços de inimizades e de intrigas. Nós devemos fazer o bem, nós devemos amar, nós devemos acolher, nós devemos agir com misericórdia, nós devemos perdoar sempre, porque somos filhos de Deus.

Gaspar Moreira 23.02.2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR - 6º DOMINGO DA QUARESMA - ANO C

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR                                                                            6º DOMINGO DA QUARESMA - ANO...