segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

04º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO – ANO C

04º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO – ANO C                                                                   LEITURA PARA 22.12.2024                                                                                                                      TEMA: ADVENTO, DEUS DIVINIZA O HUMANO AO ASSUMIR A HUMANIDADE

Deus no seio de Maria, assume a humanidade, assume a realização da promessa, assume o mandato divino de resgatar a todos que foram deixados fora dos planos amorosos de Vida, assume trabalhar a realização do Reino de Deus, como um assumir da vida, do direito e da justiça, que os reinos deste mundo negam às pessoas. Ao assumir a humanidade, nos revela que também nós, precisamos nos revestir da humanidade que acolhe, que resgata e que salva.

1ª LEITURA – MIQUEIAS 5,1-4A

Eis o que diz o Senhor: De ti, Belém-Efratá, pequena entre as cidades de Judá, de ti sairá aquele que há de reinar sobre Israel. As suas origens remontam aos tempos de outrora, aos dias mais antigos. Por isso Deus os abandonará até à altura em que der à luz aquela que há de ser mãe. Então voltará para os filhos de Israel o resto dos seus irmãos. Ele se levantará para apascentar o seu rebanho pelo poder do Senhor, pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus. Viver-se-á em segurança, porque ele será exaltado até aos confins da terra. Ele será a paz. Irmãos e irmãs, o profeta Miquéias, filho de pequenos agricultores, que sofriam impostos excessivos, roubalheira e isolamento, que fazia desvalorizar tudo o que produziam, denuncia o abandono da população, denuncia a roubalheira institucionalizada e denuncia as alianças entre poderes, que servem apenas a um minúsculo grupo de aproveitadores. O profeta anuncia que a salvação está próxima, anuncia que o Senhor vem para realizar o direito e a justiça. Todos os que abandonaram os caminhos de Deus, serão deixados de lado e Deus erguera o resto de Israel e poderão viver em segurança e construir um mundo de paz.

2ª LEITURA – HEBREUS 10,5-10

Irmãos: Ao entrar no mundo, Cristo disse: Não quiseste sacrifício nem oblações, mas formaste-me um corpo. Não te agradaram holocaustos nem imolações pelo pecado. Então Eu disse: Eis-Me aqui. No livro sagrado está escrito a meu respeito: Eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade. Não quiseste sacrifícios nem oblações. Não te agradaram holocaustos, nem imolações pelo pecado. Venho para fazer a tua vontade. Irmãos e irmãs, a Deus não é agradável a prática de holocaustos e nem imolações pelo pecado. Deus quer que todos realizemos a sua vontade. Deus quer que não sejamos escravos do pecado. Deus quer que todos sejamos fiéis na vivência e na observância da Lei. Deus quer que todos realizemos o direito é a justiça. Cristo, é o Sumo Sacerdote, que vem para fazer o encontro entre a realidade humana e a realidade divina. Ele ofereceu-se a si mesmo, num sacrifício redentor, colocando a vida a serviço, da fidelidade ao projeto de Deus Pai. Esta é também a nossa missão, servir na fidelidade e rejeitar as formas de sacrifício dos poderes que oprimem e matam.

EVANGELHO – LUCAS 1,39-45

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou no seio de Isabel, que ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado, que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor. Irmãos e irmãs, quando Maria entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel, gerou uma grande revolução no ventre de Isabel, que não recebeu apenas Maria, mas o Espírito Santo. Cheia do Espírito Santo, Isabel exclamou: bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. O que fiz para merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? A tua saudação, fez a criança pular de alegria no meu ventre. Ao visitar, Maria nos revela que a visita abre a casa de Isabel, para o Espírito Santo agir. Desta forma, ser missionário, é ser portador do Espírito de Deus, a cada visita que fazemos. A visita de missão, abre a casa e a vida das pessoas ao mistério de Deus, dando-lhes, a vida do Espírito Santo. Em Maria e Isabel, nos é dada a missão, a graça e o poder de vencer as distâncias, vencer os empecilhos das regiões montanhosas, de vencer as forças que geram o mal, de vencer o poder que habita nas trevas e de nos tornar a visita de Deus, na vida das pessoas. Maria, morava em uma região de esquecimento e de abandono pelos poderes público e religioso. Isabel morava numa região de difícil acesso. Ao abraçarem o chamado de Deus, todas estas dificuldades, não se tornaram entrave, nem empecilho para que a missão, pudesse ser realizada. O mandato de Deus, é para irmos e evangelizar. Para irmos e fazer discípulos todas as nações. Neste sentido, assumir a missão, é levar o Espírito de Deus, para todas as regiões e situações de abandono, para todas as regiões e situações, de descaso público. Para todas as regiões e situações, onde a vida esteja sendo negada e sofrendo abuso. Para todas as regiões e situações, de bolsões de miséria, fome, doenças e formas de escravidão. Fazer visita de missão, é levar a luz da Ressurreição, é levar a Palavra de libertação, é levar o Espírito Santo de vida, é encher as casas visitadas, da graça, da misericórdia e da comunhão com Pai. Precisamos ter a certeza de Maria ao visitar Isabel, que a visita que fazemos não somos nós, mas é Deus que visita seu povo, pois na visita, as pessoa recebem os Dons da acolhida, da alegria, do perdão, da cura, da comunhão, da partilha e de muitos outros Dons que provem de Espírito de Deus. Que neste Advento e neste tempo Natalino, sejamos portadores da vida, graça e dons do Espírito Santo, na vida das pessoas. Amem.

Gaspar Moreira 22.12.2024

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

03º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

03º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C                                                                                LEITURA PARA 26.01.2025   ...