domingo, 20 de outubro de 2024

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                    LEITURA PARA 27.10.2024                                                                                                          TEMA: DA ESCURIDÃO PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

O chamado de Deus a cada um de nós, é para que nos afastemos da força e do poder das trevas e caminhemos em direção da luz que não se apaga. Precisamos dar passos e abraçar a missão da misericórdia e da vida, abraçar a missão da acolhida e da comunhão, abraçar a missão do anúncio do Evangelho, nas situações, onde a vida passa por negação, por violências e por várias formas de escravidão e morte. Precisamos ter a certeza, de que é Deus mesmo que caminha conosco, rumo à terra da libertação

1ª LEITURA – JEREMIAS 31,7-9

Eis o que diz o Senhor: gritem de alegria por causa de Jaco enaltecei a primeira das nações. Fazei ouvir os vossos louvores e proclamai: O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel. Vou trazê-los das terras do Norte e reuni-los dos confins do mundo. Entre eles vêm o cego e o coxo, a mulher que vai ser mãe e a que já deu à luz. Eles partiram com lágrimas nos olhos e voltam cheios de consolação. Eu sou um Pai para Israel e Efraim é o meu primogénito. Irmãos e irmãs, o povo de Deus caminhava pelos vales sombrios da escravidão e da morte, mas Deus é um Pai que acompanha, e que nunca desampara. Ele não deixará ninguém para trás, nem mesmo os mais débeis ou os mais excluídos e jogados nas periferias da vida como pecadores. Ele vai trazer de volta, o cego, o coxo, a mulher grávida e a que tem dificuldade em manter a sua criança. Conduzidos pelo amor paternal e maternal de Deus, ninguém ficará abandonado em terras estrahas e todos chegarão à terra prometida.  Deus nos envia, na missão evangelizadora, a não deixar ninguém de fora. Eu vim para os que precisam de médico. Eu vim para os que foram deixados de lado e esquecidos. A História da Salvação é de vida de perdão, é de recomeço e é de superação do pecado.

2ª LEITURA – HEBREUS 5,1-6

Todo o sumo sacerdote, escolhido de entre os homens, é constituído em favor dos homens, nas suas relações com Deus para oferecer dons e sacrifícios. Ele pode ser compreensivo para com os ignorantes e os transviados, porque também ele está revestido de fraqueza e, por isso, deve oferecer sacrifícios pelos próprios pecados e pelos do seu povo. Irmãos e irmãs, todo sumo sacerdote, é escolhido para agir em favor dos homens, ou seja, a missão de quem assume a Palavra é de ser a presença de Deus que salva e que liberta dos pecados  e das influencias do mal. Sua missão, não pode ignorar os que foram afastados e jogados nas periferias da vida. Ele deve ir em resgate das ovelhas que estão fora ou que foram abandonadas e condenadas pelo sistema político e religioso. O sumo sacerdote e os missionários, devem ser cheios do amor e da misericórdia de Deus.   

EVANGELHO – MARCOS 10,46-52

Top of Form

Jesus estava saindo de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão. Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. Jesus parou e pediu que o chamasse. Chamaram o cego, dizendo-lhe: tem bom ânimo, levanta-te, o Senhor te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. Jesus, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Irmãos e irmãs, Os cegos, eram excluídos da sociedade palestina e da própria judéia daquele tempo. O cego era visto como alguém que tinha cometido um pecado grave e por isto, era castigado por Deus.  O cego, estava impedido de estudar a Lei, de servir de testemunhas no tribunal e de participar nas cerimónias religiosas no Templo. O cego era um grupo excluído dentro da sociedade tanto religiosa, quanto pela sociedade política. Neste Evangelho, Jesus vai encontrar em seu caminho, o cego Bartimeu, que estava sentado no chão, a pedir esmola. Era uma pessoa conformada com a escuridão em que estava mergulhado e estava vivendo numa situação de absoluta dependência. Mas quando Jesus passa na nossa vida, quando somos capazes de gerar abertura para a ação do Espírito de Deus,  então começaremos a  tomar consciência, começaremos a mudar de atitude, começaremos a abraçar o desafio da missão. Estas mudanças, nos permitira fazer as mudanças na postura de uma vida acomodada, sem sentido e assumir uma nova realidade. O cego Bartimeu, escuta o barulho da multidão e quer saber o que está acontecendo. Ao saber que Jesus está passando ali, onde ele esta, sua vida passa por uma mudança profunda e quer libertar-se das cadeias que o prendem. Quer sair da vida das trevas. Quer fazer parte de uma vida nova e começa a gritar pelo socorro de Deus em sua vida. Não quer deixar que Jesus passe me vão por sua vida. Mas os que acompanham Jesus na multidão, começam a repreender e mandam que Bartimeu se cale. O cego representa, aqueles que devem ser ignorados pela cultura religiosa daquele tempo e de hoje.  Todas aqueles pessoas que colocam obstáculos para Bartimeu e para os grupos dos que são rejeitados socialmente e pela religião, ainda não se libertaram e estão presos nos sistemas que geram a miséria e a escravidão e também eles, ainda não estão prontos para aderir ao desafio libertador que Jesus vem lançar. Com ordem de se calar, o cego, grita ainda mais forte: filho de David, tem piedade de mim. A incompreensão ou a oposição dos homens nunca fazem desistir aquele que viu Jesus passar e que viu chegar em sua vida, uma proposta de luz, de liberdade e de vida guiada pelo Espírito de Deus. Jesus ouviu os gritos, mandou chamar o cego. Quando Jesus chama alguém é para que essa pessoa o siga no caminho. Ao chamar, Jesus convida o Barimeu a libertar-se da escravidão, a sair da posição de dependência e a abraçar o chamado. O chamado de Jesus ao cego, é através de intermediários. Isso nos revela que devemos estar atentos, pois muitas vezes, Deus nos chama através da comunidade, através dos irmãos de caminhada e por meio das situações de negação da vida. Bartimeu levanta, joga longe a capa, dá um salto e vai ao encontro de Jesus. Aqui, Bartimeu deixa tudo que tinha até agora e assume nova postura. Jesus pergunta: que queres que eu faça? Eu quero ver, eu quero caminhar, eu quero ser livre desta condenação que a igreja e a sociedade me impôs. Jesus responde: vai, a tua fé te salvou. Bartimeu descobre que não pode continuar a viver uma vida sem sentido e sem ideais, descobre que precisa sair da condição de dependência e de escravidão, descobre que precisa superar seus medos, as suas hesitações, o seu comodismo e ao decidir escutar a voz de Jesus e acolher o chamamento, sua vida muda radicalmente. Aqui está, irmãos e irmãs, a atitude que Deus espera de cada um de nós.

Gaspar Moreira 27.10.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...