quinta-feira, 3 de outubro de 2024

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                             LEITURA PARA 06.10.2024                                                                                                                     TEMA: A FAMÍLIA, TEM O DNA DE DEUS

Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Na comunidade Trinitária, o amor faz da Trindade Santa, um só Deus em tudo e em todos. O casal, tem o DNA de Deus, e por isso, tem a missão de gerar a vida, gerar a unidade, gerar a partilha no amor e na misericórdia. Na família, está o Templo de Deus. Está também a mesa da ceia em família.

1ª LEITURA – GÊNESIS 2,18-24

Então o Senhor Deus, depois de ter formado da terra, todos os animais do campo e todas as aves do céu, apresentou a criação ao homem, que nomeou a todos, mas não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. Então Deus fez descer sobre o homem um sono profundo, tirou-lhe uma costela, formando dela a mulher e apresentou-a ao homem. Ao vê-la, ele exclamou: Esta é realmente osso dos meus ossos e carne de minha carne. Chamar-se-á mulher, porque foi tirada do homem. Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne. Irmãos e irmãs, Deus manda um sono profundo em Adão, que anestesiado, passa pela primeira cirurgia de um parto criador, da qual nasce a mulher. O milagre da criação, pertence exclusivamente a Deus e o homem não podia testemunhar, por isso teve sono profundo. Como um pai, que leva a noiva ao altar, para constituição de uma família, Deus leva a mulher ao homem e confia aos dois, a continuidade do ato criador. Como em Deus não existe divisão, o homem e a mulher, para ser fiel ao criador, precisa viver a unidade. Eis a grande missão da família, criada por Deus: gerar os filhos na unidade e na comunhão.

2ª LEITURA – HEBREUS 2,9-11

Irmãos: Jesus, que, por um pouco, foi inferior aos Anjos, vemo-lo agora coroado de glória e de honra por causa da morte que sofreu, pois era necessário que, pela graça de Deus, experimentasse a morte em proveito de todos. Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, conduzisse seus filhos à sua glória. Aquele que santifica e os que são santificados procedam de um só, e por isso, todos formamos um. Irmãos e irmãs, Cristo enfrentou o poder e as forças destruidoras da morte, para que a humanidade pudesse receber a santificação. Nossa missão, é a mesma de Jesus, ou seja, temos que enfrentar as forças e o poder que geram a morte, para que com o poder e a graça de Deus, continuemos a vencer as fontes geradoras da morte.

EVANGELHO – MARCOS 10,2-16

Aproximaram de Jesus uns fariseus e perguntaram: Pode um homem repudiar a sua mulher? Jesus disse-lhes: Que vos ordenou Moisés? Eles responderam: Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio, para se repudiar a mulher. Jesus disse-lhes: Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Assim, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. Quem repudiar a sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudiar o seu marido e casar com outro, comete adultério. Depois disso, trouxeram crianças para que Jesus as tocasse, mas os discípulos queriam impedir. Jesus, indignou-se e disse: Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino de Deus. Irmãos e irmãs. O homem e a mulher, foram criados à imagem e semelhança de Deus. Toda vez, que vemos uma pessoa, estamos vendo uma imagem de Deus. Os fariseus, seguiam uma lei que esquecia, que somos imagem e semelhança de Deus e por isso, viam o casamento como algo falível, como algo puramente humano e esqueciam que Deus ao nos criar, nos fazendo homem e mulher, nos cria com a missão de continuar o ato criador ao gerar filhos e filhas, para zelar da criação. Neste Evangelho, o adultério é visto como infidelidade contra a unidade estabelecida na união matrimonial. Não existe vantagem para o homem e nem para a mulher, pois qualquer um dos dois, que forem infiéis, cometem adultério e agem contra o Senhor. No ato criador, Deus nos faz com a mesma responsabilidade, de continuar o ato criador com a geração dos filhos e filhos, que perpetuarão o poder criador de Deus em nós. Desta forma, o homem e a mulher, precisam cumprir com a fidelidade, precisam proteger a aliança de Deus conosco. O farisaismo de ontem e de hoje, buscam condenar a mulher, buscam impor a força do machismo, buscam impor uma sociedade condenatória, onde uns precisam pagar pelos pretensos erros de outros. Jesus é muito claro em sua revelação: o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. Quem abraça e vive a fé, vai se tornando uma só carne. Que renega a fé, vai abraçando a divisão e se afastando de Deus e dos irmãos. É neste contexto que Jesus traz uma criança para o meio dos acontecimentos e alerta, que o Reino de Deus, é daqueles que agem com a simplicidade, com a inocência e com a fé que a criança revela em sua família. Assim nós, precisamos da simplicidade, da inocência e da fé na família trinitária que nos gerou e nos deu a missão para com toda a humanidade. Deus confia a cada um de nós, homem e mulher, esposo e esposa de continuar a ato criador. No tempo de Jesus, as mulheres viúvas ou divorciadas e as crianças, os doentes e os que tinham alguma deficiência, os estrangeiros e os famintos, todos estes grupos eram rejeitados. Mas Jesus, deixa muito claro, que no centro de nossa missão cristã, deve estar sempre as pessoas que foram rejeitadas pela sociedade. Precisamos entender que, a Lei de Deus, a nós revelada nos Dez Mandamentos, são orientações de vida e revelam o caminho para nos mantermos fiéis. Nos revelam como devemos praticar o amor e a justiça. Nos revelam como trabalhar o direito e a trabalhar a paz. Nos revela os caminhos que nos conduzem à fidelidade.

Gaspar Moreira 06.10.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...