segunda-feira, 23 de setembro de 2024

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                         LEITURA PARA 29.09.2024                                                                                                                         TEMA: O ESPÍRITO DE DEUS SOPRA ONDE QUER

É preciso que os missionários e missionárias sejam capazes de reconhecer e acolher a presença e a ação do Espírito de Deus. Ninguém é dono do agir e da revelação, que Deus realiza através das pessoas. É preciso compreender, que Deus age nas pessoas simples e que muitas vezes estão nas periferias do agir da igreja. Não devemos esquecer que o Espírito sopra onde quer e que não está sujeito à vontade de um Bispo, de um padre ou de um dirigente

1ª LEITURA – NÚMEROS 11,25-29

Naqueles dias, o Senhor desceu na nuvem e falou com Moisés. Tirou uma parte do Espírito que estava nele e os fez pousar sobre os setenta anciãos do povo. Eldad e Medad, estavam entre os inscritos e estavam fora da tenda e logo que o Espírito pousou sobre eles, começaram a profetizar. Josué, que estava ao serviço de Moisés, tomou a palavra e disse: Moisés, proíbe-os. Moisés, respondeu: deixe de ciúmes. Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse sobre eles o seu Espírito! Irmãos e irmãs, O livro está dividido em três partes. 1ª- narra os últimos dias da estadia do Povo de Deus no Sinai (cf. Nm 1,1-10,10); 2ª- apresenta, a caminhada do Povo, do Sinai até a planície de Moab (cf. Nm 10,11-21,35); 3ª- apresenta a comunidade instalada na planície de Moab, para entrar na Terra Prometida (cf. 21,35-36,13). Os escolhidos receberam o Espírito de Deus, mesmo dois que não estavam na reunião. Alguns na comunidade queriam proibir que profetizassem, mas Moisés revela que ninguém pode impedir a ação de Deus. Quem dera todo o povo fosse profeta. A nossa missão, não pode ser de impedimento nem de controle da ação de Deus, mas de animar o povo todo a serem presença viva e revelação do amor e da graça de Deus.

2ª LEITURA – TIAGO 5,1-6

Agora, vós, ó ricos, chorai e lamentai-vos, por causa das desgraças que vão cair sobre vós. As vossas riquezas estão apodrecidas e as vossas vestes estão comidas pela traça. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se, e a sua ferrugem vai dar testemunho contra vós e devorar a vossa carne como fogo. Privastes do salário os trabalhadores que ceifaram as vossas terras. O seu salário clama, e os brados dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do Universo. Irmãos e irmãs, quando a riqueza se torna avareza, quando se torna fonte de exploração de injustiças e de morte, se torna também fonte de condenação eterna. Muitos fazem da riqueza, um instrumento gerador de vida de luxo e de distanciamento e de exclusão dos irmãos menos favorecidos. A Bíblia nos revela, que quem assim age, junta tesouros que a traça e a ferrugem destroem. Cuidado: o grito dos trabalhadores da vinha do Senhor, chegaram aos ouvidos de Deus. É preciso que os bens, nos coloquem a serviço da vida e da salvação dos irmãos, principalmente os excluídos, sedentos, famintos e doentes.

EVANGELHO – MARCOS 9,38-43.45-47-48

Naquele tempo, João disse a Jesus: Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demônios em teu nome e procuramos impedir, porque ele não anda conosco. Jesus respondeu: Não o proibais, porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós. Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que creem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão, o teu pé e os teus olhos são para ti ocasião de escândalo, livre-se deles, porque é melhor entrar na vida, privado de um destes membros, do que ter todos eles e ser jogado na Geena, ali onde o verme não morre e o fogo não se apaga. Irmãos e irmãs, para muitos que estão seguindo Jesus, ainda falta a compreensão do verdadeiro sentido do seguimento. Muitos ainda acreditam, num Messias que venha realizar seus sonhos de poder, de grandeza e de prestígio. Por isso, sentem-se inquietos e ciumentos quando encontram algo que possa questionar ou dificultar os seus interesses, a sua autoridade, os seus privilégios. O chamado de Deus que recebemos em nossa vida, se torna a missão, que devemos buscar realizar em nossa trajetória humana. Precisamos nos tornar uma comunidade aberta, acolhedora, tolerante. Precisamos nos capacitar, para que, ao aceitar os gestos libertadores que acontecem no mundo, como sinais de Deus. Na primeira leitura e no Evangelho, recebemos a revelação, de que não somos donos do agir de Deus. Recebemos ainda a revelação, de que não somos donos da ação do Espírito Santo, pois Ele age onde quer e em quem ele quiser. Muitos pensam que ser consagrado na ordem sacerdotal ou proferir os votos numa congregação religiosa, ou receber a missão de coordenador ou de pregador numa comunidade, os fazem superiores e que mais ninguém na comunidade pode ser instrumentos de ação do Espírito de Deus. Moisés nos revela, que ninguém pode querer a exclusividade da revelação, da pregação, da profecia e que Deus pode utilizar de qualquer um de seus filhos e filhas para revelar aos irmãos a vontade e o chamado para a missão. Jesus também, da bronca nos discípulos, por quererem impedir alguém do povo de pregar e de revelar a vontade do Pai. As lideranças religiosas ou mesmo lideranças políticas, não devem e não podem monopolizar a verdade, não podem monopolizar a justiça, não podem monopolizar a vontade de Deus. Somos chamados, somos escolhidos para realizar a vontade do Pai e não a nossa. Somos chamados e escolhidos para anunciar o Evangelho, para anunciar que somos filhos e filhas da Ressurreição. Somos chamados e escolhidos para o ministério do serviço de ser uma igreja sempre em saída e sempre em busca das ovelhas que foram afastadas, por várias condições de imposição de pastores que muitas vezes, se tornaram insensíveis ao mandato de Deus Pai. Nossa missão, é a missão de Jesus: trabalhar para que todos tenham vida e para realizar a vontade do Pai.

Gaspar Moreira 29.09.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...