sexta-feira, 26 de julho de 2024

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                         LEITURA PARA  28.07.2024                                                                                                                       TEMA: DÁ DE COMER A QUEM TEM FOME

                                                                                                                                                                        Deus é um Pai que se incomoda com a situação de seus filhos e filhas e vem nos revelar que a nossa missão, é a mesma missão de Jesus, saciar a fome de todos os seus filhos e filhas. Somos chamados a nos colocar a serviço da partilha, da justiça, do direito e da fraternidade, para que nossos irmãos e irmãs, não sejam jogados no abandono e na miséria, mas para que todos tenham vida e vida de Deus. 

                                                                                                                                                                      1ª LEITURA – 2 REIS 4,42-44

Naqueles dias, veio um homem da povoação de Baal-Salisa e trouxe a Eliseu, o homem de Deus, pão feito com os primeiros frutos da colheita. Eram vinte pães de cevada e trigo novo no seu alforge. Eliseu disse: Dá-os a comer a essa gente. O servo respondeu: Como posso com isto dar de comer a cem pessoas? Eliseu insistiu: Dá-os a comer a essa gente, porque assim fala o Senhor: Comerão e ainda há de sobrar. Irmãos e irmãs, Eliseu vive numa época de muita ganância e de exploração econômica e política, onde os pobres são sugados e depois descartados pelo sistema. Era costume das comunidades de fé, trazerem ao profeta-igreja, o fruto da primeira colheita. Um chefe de família, traz a Eliseu 20 pães de sua primeira colheita. Eliseu vendo a fome dos pobres que com ele estavam, manda o servo distribuir. Todos comem e ainda sobram. Somente os mais pobres, sabem que a partilha socorre a todos e que mesmo sendo pouco, Deus multiplica. A nossa missão, é a mesma de Eliseu, partilhar.

                                                                                                                                                                        2ª LEITURA – EFÉSIOS 4,1-6

Irmãos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, atua em todos e em todos Se encontra. Irmãos e irmãs, Somos chamados a agir pela força do Espírito de Deus. Não podemos ser dominados pelo espírito da ganância, do ódio e da vingança, mas chamados a multiplicar o poder e os dons de Deus e proceder com toda a humildade, mansidão e paciência. Deus nos chama com a missão de amar e suportar uns aos outros na caridade que vem do Senhor,

                                                                                                                                                                        EVANGELHO – JOÃO 6,1-5

Naquele tempo, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia, ou de Tiberíades. Seguia-o numerosa multidão, por ver os milagres que Ele realizava nos doentes. Jesus subiu a um monte e sentou-se aí com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer? Dizia isto para o experimentar, pois Ele bem sabia o que ia fazer. Respondeu Filipe: Duzentos denários de pão não chegam para dar um bocadinho a cada um. Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro: Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente? Jesus respondeu: Mandai sentar essa gente. Havia muita erva naquele lugar e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil. Então, Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes; E comeram quanto quiseram. Quando ficaram saciados, Jesus disse aos discípulos: Recolhei os bocados que sobraram, para que nada se perca. Recolheram-nos e encheram doze cestos com os bocados dos cinco pães de cevada que sobraram aos que tinham comido. Irmãos e irmãs, havia ali, cinco pães e dois peixes. Também estava ali, uma multidão de cinco mil homens. Jesus quer ensinar a força e o poder, que existe na solidariedade. Os pobres, sempre tem muito pouco, que na maioria das vezes não dá, nem mesmo para sua família. Mas quando todos doam do pouco que tem, uma multidão pode ser beneficiada. Agora mesmo, com as enchentes arrasadoras no Rio Grande do Sul, aconteceu a partilha, vinda de todos os lugares e milhares de famílias puderam receber. O Brasil e outras regiões do mundo, fizeram uma grande corrente de solidariedade. O Evangelho de hoje, quer abrir os nossos olhos e o nosso entendimento para a lógica da partilha, da gratuidade, do dom generoso e do serviço humilde podem, multiplicar o pão e pode saciar a fome da humanidade. Não podemos ficar escravizados pelo poder e domínio dos bens. Na realização da partilha, Jesus nos ensina que poderemos vencer as forças da ganância e da acumulação, as forças geradoras da escravidão e da miséria, as forças geradoras da violência e da morte. A solidariedade que gera a partilha, tem a força do Espírito Santo de Deus, que nos conduz a vencer as forças do espírito do mal. O Evangelho fala que estava perto da Páscoa. A Páscoa, era a festa da libertação e da constituição do Povo de Deus. A Páscoa, era um convite ao povo de Deus de todos os lugares, para participarem do grande Banquete de Libertação. Temos uma grande notícia: Deus preocupa-se conosco, com as nossas carências e as nossas dificuldades, e está verdadeiramente empenhado em proporcionar-nos o alimento de que necessitamos para construirmos vidas com sentido. O egoísmo, o orgulho, a ganância, a fome de ser senhor de todos os bens por parte de algumas lideranças, geram a escravidão, a morte e geram a multidão dos explorados e injustiçados. Jesus vem nos ensinar, como é simples e como é possível partilhar o pão. Jesus revela que a fome no mundo, é fruto da incapacidade em partilhar, da incapacidade de se fazer comunhão. Jesus dá uma ordem aos seus discípulos, referindo-se à multidão faminta: dai-lhes vós mesmos de comer. As comunidades, tem a missão dada por Jesus, de saciar a fome do mundo e de partilhar o pão que mata a fome de vida, de justiça, de liberdade, de esperança, de felicidade de que os homens sofrem. Nossa missão, é de conduzir as comunidades para o Dom da Partilha, o Dom da Comunhão e o Dom da libertação de todas as formas de exploração. A Palavra de Deus para nós hoje é: PARTILHAR.

Gaspar Moreira 28.07.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...