segunda-feira, 8 de julho de 2024

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                    LEITURA PARA 14.07.2024                                                                                                                      TEMA: O SENHOR OS ENVIOU E DEU-LHES PODER SOBRE OS ESPÍRITOS

Deus é presença viva no mundo e na história da humanidade. Ele escolhe e envia homens e mulheres para a missão de anunciar e denunciar. Por meio de seus escolhidos, Deus aponta os  caminhos e a direção a seguir. Derrama sobre os escolhidos, poder e graça de libertação. Os missionários do Senhor, são para a humanidade, sinais do amor, da misericórdia e da comunhão

 1ª LEITURA – AMÓS 7,12-15

Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, disse a Amós: Vai-te daqui, vidente. Foge para a terra de Judá. Aí ganharás o pão com as tuas profecias. Mas não continues a profetizar aqui em Betel, que é o santuário real, o templo do reino. Amós respondeu a Amasias: Eu não era profeta, nem filho de profeta.
Era pastor de gado e cultivava sicômoros. Foi o Senhor que me tirou da guarda do rebanho e me disse: Vai profetizar ao meu povo de Israel. Irmãos e irmãs, a missão de Amós, é cheia de espinhos. Ele precisa profetizar dentro do covil  dos sacerdotes pagãos. Amós denuncia o culto sem amor, sem misericórdia e sem compaixão. Amós revela, que não podemos ser vistos como servos do Senhor, buscando impor planos políticos de interesse de um grupinho de exploradores que buscam fazer com que pareça vontade de Deus e interesse de todos. Não podemos ser aliados e nem servos dos esquemas de injustiça.

2ª LEITURA – EFÉSIOS 1,3-14

Bendito seja Deus, que nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Em Cristo nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade, na sua presença. Ele nos predestinou, de  sua livre vontade, para sermos seus filhos. Nele temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele deu-nos a conhecer o mistério da sua vontade. Em Cristo fomos constituídos herdeiros. Nele abraçastes a fé e fostes marcados pelo Espírito Santo prometido. Irmãos e irmãs, Paulo vem nos revelar os mistérios da salvação e nos recordar, que pertencemos a Deus e fomos destinados para o seu serviço. Não podemos nos esquecer que Deus nos escolhe e nos envia para sermos santos e irrepreensíveis, em caridade e na revelação da redenção e remissão dos pecados. Somos assim, chamados a ser no mundo a revelação da graça, do amor e do poder de Deus, que visita seu povo pelos caminhos da Galiléia das nações, que os reune em tornos da mesa no banquete e que dá a todos, a remissão do pecados.

EVANGELHO – MARCOS 6,7-13

Jesus chamou os doze e começou a enviá-los a dois e dois, e dando-lhes poder sobre os espíritos imundos. Ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão.  Nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto. Mas que calçassem sandálias e que não vestissem duas túnicas. E dizia-lhes: Na casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E tantos quantos não vos receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia de juízo para Sodoma e Gomorra, do que para os daquela cidade.  E, saindo eles, pregavam o arrependimento. Expulsavam muitos demônios, ungiam muitos enfermos com óleo e os curavam. Irmãos e irmãs, Jesus inicia uma nova etapa da Missão, aos enviar dois a dois os seus discípulos. A missão dada por Jesus, consiste em anunciar o Reino de Deus, que é trabalhar, contra tudo aquilo que ameaça a vida e a felicidade dos homens. Os enviados de Deus, não podem se colocar a serviço dos poderes, que destroem e matam e que se alimenam da ganância. Ao sair em missão, o servo de Deus deve se despojar de todas as seguranças do alforje, do pão, do dinheiro no cinto. Devem ir de maneira simples e despojada, como é a vida do próprio povo a ser visitado, ou seja,  que calçassem sandálias e que não vestissem duas túnicas. O nosso testemunho deve aparecer até na maneira simples do vestir e do falar. O missionário, é enviado a trabalhar contra a ação dos que se deixam dominar pelos espíritos imundos. É preciso afastar da vida da igreja e da vida do povo de Deus, a servidão ao espírito do mal. A missão, é de ungir o povo de Deus contra a ação do mal  e os libertar das cegueiras que o inimigo de Deus vai espalhando sobre as pessoas. A missão que o Senhor confia a seus discípulos, é de acolher os pecadores. Jesus dizia: os que estão são, não precisam de médico. Aqui dá muito bem para entender, que a nossa missão não pode rejeitar as pessoas, por que alguns padres e pastores, os rotulam como pecadores e os afastam  da mesa do Senhor. Jesus não olhava a condição social em que a pessoa estava jogada. Jesus olhava a pessoa que precisava ser resgatada e colocada de volta na vida do templo e na vida da espiritualidade. Muitos ainda hoje, tomam posse da espiritualidade e classifica quem pode e quem não pode fazer parte da comunhão e do convívio com o Senhor. Jesus ao enviar os discípulos, deixa muito claro, ide às ovelhas esquecidas, afastadas e impedidadas de estarem em comunhão. Expulse os demônios estão tentando matar a misericórdia, o perdão e a comunhão. A exemplo de Jesus, a nossa missão, é acolher os pecadores e aqueles que a sociedade condenava. Somos enviados para trabalhar pela construção de um só rebanho e um só pastor. Não podemos nos colocar a serviço da divisão. A igreja, não pode se colocar a serviço de um representate político, como faziam os Sumos Sacerdotes. A nossa missão, é de fidelidade ao Evangelho. A nossa Missão é de trabalhar o perdão e a misericórdia. A nossa missão é de trabalhar a comunhão e a partilha. Somos escolhidos, chamados e enviados por Deus, para ajudar a construir o banquete da salvação e da vida eterna.

Gaspar Moreira 14.07.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...