segunda-feira, 3 de junho de 2024

10º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

10º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                       LEITURA PARA 09.06.2024                                                                                                                  TEMA: JESUS ENFRENTA O PODER DO MAL

Conhecemos Jesus, por sua entrega total ao Plano de amor e de Salvação de Deus Pai, para com toda a humanidade. A nossa fidelidade a Deus, passa pelo abraçar e pelo assumir o mandato de Jesus, feito a cada um dos que o escutam. Eis o mandato de Jesus aos seus discípulos: Ide e evangelizai.

1ª LEITURA – GÊNESIS 3,9-15

O Senhor Deus chamou Adão: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi os vossos passos no jardim e como estava nu, tive medo e escondi-me. Disse Deus: Quem te revelou que estavas nu? Comestes dessa árvore, da qual te proibira comer? Adão respondeu: A mulher deu-me do fruto da árvore e eu comi. A mulher disse: A serpente me enganou e eu comi. Deus disse à serpente: serás maldita entre todos os animais e hás de rastejar e comer do pó da terra por toda tua vida. Selarei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Ela há de atingir tua cabeça e tu a atingirás no calcanhar. Irmãos e irmãs, no encontro do Senhor com o homem e a mulher no Jardim do Éden, ocorre o diálogo que nos trás uma importante revelação. Entre a descendência da serpente e a descendência da mulher, não existe possibilidade de acordo. Ou estamos a serviço do inimigo de Deus no trabalho da exclusão, da escravidão e da morte ou nos colocamos a serviço da vida, da lei de Deus e do Evangelho. Todo o missionário e missionária, precisa fazer esta escolha.

2ª LEITURA – 2 CORÍNTIOS 4,13–5,1

Com este espírito de fé, nós acreditamos, sabendo que o Pai que ressuscitou o Senhor Jesus também nos há de ressuscitar com Jesus e nos levará para junto dele. Por isso, não desanimamos. Não olhamos para as coisas visíveis, olhamos para as invisíveis: as coisas visíveis são passageiras, ao passo que as invisíveis são eternas. Irmãos e irmãs, Paulo nos revela que as tribulações que sofremos, não pode diminuir o nosso ardor missionário. Somos chamados a viver em plena comunhão com Deus e com os irmãos. O que nos sustenta, não é o desespero, mas a firme esperança de que somos filhos da Ressurreição, em Cristo Jesus. A fé na Ressurreição, deve nos manter inabaláveis, na missão e no testemunho. Por outro lado, não podemos esquecer que somos filhos da comunhão no Corpo e Sangue do Senhor que deu a vida por cada um de nós e a firme esperança na Ressurreição, onde nos uniremos em vida de eternidade com o Senhor e com os irmãos.

EVANGELHO – MARCOS 3,20-35

Jesus chegou a casa com os seus discípulos. E de novo, juntou uma grande multidão, de modo que nem sequer podiam comer. Os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Está possesso de Belzebu, e ainda: É pelo chefe dos demônios que Ele expulsa os demônios. Mas Jesus começou a falar-lhes em parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino se destruirá. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa se destruirá. Portanto, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir: está perdido. Em verdade vos digo: Tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e blasfémias que tiverem proferido, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão. Depois, chegou sua Mãe e seus irmãos, que mandaram-no chamar. Disseram a Jesus: Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura. Jesus respondeu-lhes: Quem é minha Mãe e meus irmãos? Minha Mãe e meus irmãos, são aqueles que fazem a vontade de Deus. Irmãos e irmãs, neste Evangelho, o Senhor deixa muito claro, não haver possibilidade de servir ao demônio e a Deus. Como cristãos, como missionários e como filhos e filhas de Deus, somos chamados a abraçar o mandato de Jesus de ir e evangelizar, de ir e abraçar as causas dos irmãos que foram deixados de lado pelo poder religioso e pelo poder político. Quem assume o Evangelho em sua radicalidade, passa a sofrer calúnias e perseguições. Muitas vão dizer: este homem está possesso de um espírito impuro, este homem é contra a família, este homem é contra os avanços sociais, este homem é um comunista, este homem é contra o grande Cesar, este homem precisa ser destruído. Jesus nos lembra que devemos agir com muito cuidado e com discernimento, para não ficarmos a serviço dos que tudo fazem para levar o Evangelho ao tribunal da condenação e do desprezo. Não podemos ficar a serviço dos poderes e dos instrumentos que estão a serviço da destruição e da morte. Um segundo ponto importante deste Evangelho, é a forma como quiseram banalizar a vida e a família de Jesus. Parem de acreditar neste Jesus, diziam os Escribas, os Fariseus e os Saduceus. Vejam, ele não é nada do que andam dizendo. Conhecemos sua família. Sabemos quem são seus pais e seus irmãos. Parem de acreditar, ser Ele o filho de Deus. É preciso lembrar, que a geração de Jesus no ventre de Maria, não é obra da união carnal de Maria e de José, mas que é obra de Deus, que gera no ventre de Maria a vida de seu filho. Não aconteceu união carnal de Deus com Maria. Se acaso tivesse outros filhos, seria união carnal de José e Maria. Quando a multidão aperta, Jesus lhes revela, que os filhos do diabo, são os que fazem a vontade do diabo e para sermos aceitos como filhos de Deus, precisamos realizar a vontade de Deus. Só poderá existir verdadeira família de Deus e nos tornarmos irmãos, a partir do momento que fizermos a vontade de Deus. Um terceiro ponto muito importante, neste Evangelho, é a revelação de que a blasfêmia contra o Espírito Santo, é um pecado sem perdão. Neste Evangelho, fica claro que o pecado contra o Espírito Santo, é a negação da divindade de Jesus.

Gaspar Moreira 09.06.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...