quarta-feira, 22 de maio de 2024

08º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

08º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE                                                                                      LEITURA 26 DE MAIO, 2024                                                                                                                      TEMA: SOIS MORADA DE DEUS NO ESPÍRITO - Efésios 2,22

Na Solenidade da Santíssima Trindade, somos convidados a a entrar no convívio de Deus, para contemplar o mistério da unidade de Deus Trindade Santa, que vive em eterna e perfeita comunhão de amor. Em Cristo, passamos a fazer parte da Santíssima Trindade. Somos habitação de Deus Trindade Santa, (Efésios 2,22 – Sois edificados para morada de Deus no Espírito). Portanto, somos casa de Deus, Trindade Santa.

1ª LEITURA – DEUTERONÓMIO 4,32-34.39-40

Moisés falou ao povo, dizendo: Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. Dum extremo ao outro dos céus, sucedeu alguma vez coisa tão prodigiosa? Ouviu-se porventura palavra semelhante? Que povo escutou como tu a voz de Deus e continuou a viver? Qual foi o deus que formou para si uma nação no seio de outra nação, por meio de provas, sinais, prodígios e combates? Cumprirás as suas leis e os seus mandamentos, que hoje te prescrevo, e viverás. Irmãos e irmãs , somos chamados na história, a descobrir o rosto e o coração de Deus. Olhe o que Deus fez em Babel, o que Ele fez na Aliança com Abraão, o que Ele fez por meio de Moisés no deserto, livrando seu povo das garras do Faraó. O nosso Deus, é o Deus libertador e salvador. Somos o povo da vida de Deus.

2ª LEITURA – ROMANOS 8,14-17

Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Não recebemos um espírito de escravidão, mas o Espírito de adoção filhos e filhas de Deus. Deus é nosso Pai. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo. Se sofrermos com Ele, também com ele seremos glorificados. Irmãos e irmãs, Paulo na Carta aos Romanos , nos recorda que, todos nós que recebemos o batismo, devemos buscar sempre ser conduzidos pelo Espírito de Deus e portanto, somos libertados da Lei, do pecado e da morte. Em Cristo, morremos para vida velha das vontades da carne, do egoísmo, da autossuficiência, do orgulho e das forças da ambição. Agora, passamos a viver a vida no Espírito, pois a nossa vida é agora, a casa do Espírito de Deus. Deus nos criou, nos acompanha pelos caminhos da história e por meio de Cristo, continua a nos dar a vida a cada instante.

EVANGELHO – MATEUS 28,16-20

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando viram Jesus, o adoraram, mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou e disse-lhes: todo o poder me foi dado no Céu e na terra. Ide e fazei discípulos meus, todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eis que estarei convosco até ao fim dos tempos. Irmãos e irmãs, mesmo vendo Jesus, alguns discípulos ainda duvidavam. Era muito difícil acreditar, que Jesus havia ressuscitado, que Jesus havia vencido a morte e que estava no meio deles. Mesmo com todas as dificuldades apresentada pela comunidade, Jesus envia os discípulos a evangelizarem até os confins de toda a terra. A promessa de Jesus, é para toda a comunidade de fé que abraça o chamado e assume a missão. Eis que nunca estareis sozinhos, pois estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos. Aqui está a grande certeza do cristão: o nosso Deus caminha conosco, Ele nos fortalece no seu Espírito de amor, no seu Espírito de acolhida, no seu Espírito de partilha, no seu Espírito de misericórdia, no seu Espírito de comunhão. Jesus marca encontro com os discípulos na Galileia. A Galileia, era lugar dos considerados impuros, era lugar dos considerados pecadores. Jerusalém havia recusado o Senhor e havia feito de tudo para que fosse morto e parasse de incomodar a elite religiosa dos Sumos Sacerdotes, dos Saduceus e do Fariseus. Na Galileia, Deus dá início a uma nova criação, para que os que eram rejeitados pelo poder religioso, pudessem retornar à casa do Pai. Em Jerusalém, os laços fortalecidos, foram os da recusa ao chamado e ao poder de Deus. A ganância impede a comunhão, impede a partilha e impede a ressurreição. Na Galileia, a vida das comunidades cristãs vão florescendo, vão fortalecendo os laços do perdão, da acolhida e da comunhão. Os Sumos Sacerdotes, continuaram com as portas fechadas, continuaram impedindo a entrada do povo de Deus. Os discípulos de Jesus abriram as postas do templo e foram cumprir o mandato de evangelizar. Foram em busca das ovelhas que estavam perdidas e já não tinham mais forças para lutar. Ao entregar aos discípulos a missão de evangelizar, também nós, somos chamados a testemunhar no mundo a proposta de salvação que Jesus veio trazer. Hoje, como igreja viva, somos chamados a continuar a missão que Jesus iniciou, de dar vida aos que tinham a vida negada. Como igreja viva, não podemos gerar impedimentos, que levem ao afastamento das ovelhas do Senhor. O grande mandamento é este: Ide e fazei discípulos meus, todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.

Gaspar Moreira 26.05.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA

POESIA - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B DA ESCURIDÃO, PARA A LUZ QUE NÃO SE APAGA Nosso Deus nos faz um chamado/ Sairmos da força e ...