quinta-feira, 4 de abril de 2024

2º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B

2º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B                                                                                        LEITURA 07/04/2024                                                                                                                        TEMA: SOMOS FILHOS DA RESSURREIÇÃO

A nossa comunidade de fé, nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja. A nossa missão, é de revelar ao mundo, a vida nova que nasce da ressurreição. Foi nos dada uma ordem: ide os confins da terra e anunciai, que o Senhor está vivo e que a morte não tem poder. Não importa se somos uma diversidade de povos, importa que somos irmãos e irmãs, mas não podemos esquecer que a fé é a mesma e que o Senhor é o mesmo.

1ª LEITURA – ATOS 4,32-35

A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma; ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum. Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de grande simpatia. Não havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos pés dos Apóstolos. Distribuía-se então a cada um conforme a sua necessidade. Irmãos e irmãs, Cristo nos revela que a vida em comunidade, é uma vida de doação, de partilha e de comunhão. O cristão, não deve se colocar a serviço da ganância e da acumulação. O chamado de Deus, é que não nos coloquemos a serviço da divisão, mas que sejamos unidos uns com os outros e com Cristo.

2ª LEITURA 1 JOÃO

Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus, e quem ama Aquele que gerou ama também Aquele que nasceu dele. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos. Irmãos e irmãs, O cristão verdadeiro, é aquele que ama Deus, que responde sim ao chamado e que busca viver na unidade com os seus irmãos. Nós vivemos em um mundo de muita divisão e de pregação de um Cristo que divide a comunidade. Muitos, dentro da própria igreja, pregam a negação ao Papa, do mesmo jeito, que naquele tempo, pregavam a negação a Cristo. Muitos querem uma igreja que se cala, uma igreja que não questiona, uma igreja que tenha o favor dos poderosos deste mundo, uma igreja que privilegia o ter, privilegia a posse, privilegia a posição social. A segunda leitura nos chama a atenção e o cuidado, para não servimos a falsas doutrinas e a não pregar a negação de Cristo, como se fosse vontade de Deus.

EVANGELHO – JOÃO 20,19-31

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco e depois, mostrou- lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos. Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu-lhes: Se não ver nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei. Irmãos e irmãs, o primeiro grande sinal da Ressurreição, é a instalação da paz. A paz é o contrário da guerra, é o contrário da perseguição e da escravidão. A paz, é um Dom de Deus derramado sobre aqueles que o amam. Jesus faz questão de repetir aos apóstolos reunidos, que o poder da paz estejam com eles. A paz, não anda sozinha. Ao receber a o Dom da Paz, Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo. Ninguém pode ser presença do Espírito de Deus, sem trabalhar e espalhar o poder da paz onde estiver. Mas para ser instrumento da paz e ser presença do Espírito de Deus, temos que ser instrumentos do perdão. Desta forma, é preciso trabalhar o perdão, semear a paz para receber o Espírito Santo. O Senhor ainda nos revela em Tomé, que para sermos presença de Deus que perdoa, que espalha a paz e que tenha o Espírito Santo, é preciso Crer. Mais uma vez, precisamos entender que ninguém crê em Deus, sem assumir a missão de anunciar o poder e a revelação de Deus amor, Deus perdão, Deus comunhão e de Deus que tira o pecado do mundo. Meu testemunho de que creio em Deus, é de nunca me colocar do lado dos que negam o amor e a vida, dos que negam o direito e a partilha e de que preciso vivenciar toda a revelação, assumindo a vida dos irmãos que precisam do médico dos médicos, dos irmãos que precisam da solidariedade, dos irmãos que precisam da partilha e da comunhão. Jesus Ressuscitou e ele nos disse que também nós podemos fazer o mesmo e podemos fazer coisas ainda maiores, se nos tornarmos servos e servas do Senhor. Lavar os pés do irmão, significa me colocar a serviço da vida, significa me colocar na posição de Jesus, o servo dos servos. Grande no Reino de Deus é aquele que serve. Ressuscitar, é estar disposto, a não ser servo dos poderes que negam a vida, negam o amor, negam a paz e negam o Espírito de Deus e com isso, nossa missão, é de nos colocar a serviço da vida. Jesus veio para que todos tenham vida. 

Gaspar Moreira 07/04/2024

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...