quarta-feira, 24 de abril de 2024

05º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

05º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B                                                                                        LEITURA PARA 28.04.2024                                                                                                              TEMA: CRISTO É A VIDEIRA VERDADEIRA E NÓS SOMOS OS RAMOS

No 5º Domingo da Páscoa, Cristo nos dá uma missão, de ser verdadeira Videira e de estarmos unidos ao Deus criação, pois Ele é a árvore da Vida e nós somos os Ramos de ligação entre o humano e o Divino, para produzir os frutos de justiça, paz e comunhão. Enquanto ficarmos unidos a Jesus, seremos verdadeiras testemunhas de vida e Ressurreição, na família, na comunidade e no mundo.

1ª LEITURA – ATOS 9,26-31

Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos os temiam, por não acreditarem que fosse discípulo. Então, Barnabé tomou-o consigo, levou-o aos Apóstolos e contou-lhes como Saulo, no caminho, tinha visto o Senhor, que lhe tinha falado, e como em Damasco tinha pregado com firmeza em nome de Jesus. A partir desse dia, Saulo ficou com eles em Jerusalém e falava com firmeza no nome do Senhor. Irmãos e irmãs, só poderemos fazer a experiência de Cristo em nossa vida, assumindo e vivenciando os caminhos da comunidade de fé e de luta, para que as forças contrárias aos Mandamentos e ao Evangelho, não encontrem terreno fértil em nossas vidas e nem venham nos desviar de nossa missão. O chamado de Deus a cada um de nós, é para que sejamos abertos ao diálogo, que sejamos acolhedores e que venhamos exercer o dom da partilha, numa constante vida de comunhão e participação.

2ª LEITURA – 1 JOÃO 3,18-24

Não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e em verdade. Deste modo saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante de Deus; porque, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar uns aos outros, como Ele nos amou. Irmãos e irmãs, Deus nos chama e deposita em cada um de nós a missão de acreditar e amar. Crer, é agir conforme os seus ensinamentos. Ninguém pode dizer que Crê em Deus, se não abraça os caminhos do Senhor Jesus. Crer, é enfrentar as forças que querem crucificar. Amar, é acolher, é estar unidos na caminhada de vida e de fé como os irmãos. Amar, é ser lugar de perdão e de misericórdia. Amar, é ser para o outro, presença de Cristo.

EVANGELHO – JOÃO 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim, não podereis dar frutos. Irmãos e irmãs, quando Jesus se apresenta para a comunidade como a verdadeira videira, Ele quer nos alertar que não podemos estar unidos a realidades que não produzem frutos de amor, misericórdia, acolhida e comunhão. Existem muitos que querem usurpar a graça e o poder de Deus e se apresentam como se fossem representantes do mandamento de Deus, mas eles, como vimos no domingo passado, são lobos vestidos de cordeiro, para destruírem a vida de fé, a vida de comunidade e querem sugar tudo das ovelhas, para satisfazerem suas ambições. Desta forma, Jesus deixa bem claro nos seus ensinamentos: 1- Jesus é o caminho e quem não aprender os caminhos de Jesus, vai desviar-se e perder-se. 2- No mandamento do amor, não existe lugar para o ódio, a vingança e a destruição. Amai-vos como eu vos amei, dando a vida por sua família, sua comunidade e seus irmãos. 3- No Lava Pés, Jesus deixa muito claro a condição de servir. Servir, é poder de Deus. 4- Ele, ao aparecer aos discípulos fechados no Cenáculo, dá a Paz. Revela que só quem trabalha a paz pode receber o Espírito Santo e só quem recebe o Espírito Santo, poder exercer a missão de perdoar pecados. 5- Prometeu que não nos deixaria órfãos. Quem assume o chamado e a missão de anunciar, nunca estará sozinho, pois o Espírito Santo, é que os guiara e os conduzira no exercício da missão. 6- Prometeu que se permanecermos ligados na verdadeira videira, nós produziremos os frutos de Vida e de Ressurreição. 7- Na Festa da Ascensão, ele sobe ao Pai, mas nós revela dá à comunidade a força, a graça e a vida de seu Espírito, para nos guiar na missão. Hoje, no chamado de estarmos ligados na Videira verdadeira que é Jesus, Ele nos orienta por onde seguir. Jesus deixa muito claro na Ressurreição, quando envia as mulheres a dizer aos discípulos, vocês me encontrarão, nos caminhos da Galileia. Uma Igreja fechada em si mesma, que vive a concentração, que exige que o povo venha sempre ao encontro do seu pastor, e que se nega de sair pelos caminhos da Galileia, nega o mandato de Jesus, de ir e resgatar as ovelhas perdidas, as ovelhas afastadas, as ovelhas doentes e abandonadas. Os Sumos Sacerdotes, fizeram a religião do Templo e obrigava a todos de irem cumprir preceitos. Jesus ia por vilas e povoados, para que todos pudessem receber a graça da revelação.                                                                                                       

Gaspar Moreira 28.04.2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA

  POESIA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA   Jesus ressusci t ado aparece Aos discípulos trancados no templo Com medo do poder da morte De que...