terça-feira, 16 de abril de 2024

04º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

04º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B                                                                                    LEITURA PARA 21.04.2024                                                                                                          TEMA: EU CONHEÇO MINHAS OVELHAS E ELAS ME CONHECEM

Neste domingo do Bom Pastor, Jesus nos apresenta a verdadeira missão de quem recebe responsabilidade de cuidar, de pastorear e de governar. Enquanto os que recebem missão de cuidar das ovelhas povo do Senhor, se preocupam apenas em tosquiar as ovelhas. Vão abandonando, vão deixando de cuidar, deixando de proteger e sugando todas as possibilidades de vida, de segurança. Enquanto eles tem tudo e nada lhes falta, para ovelhas, negam tudo. O Bom Pastor, ao contrário, dá a vida para que as ovelhas tenham vida.

1ª LEITURA – ATOS 4,8-12

Naqueles dias Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: Chefes do povo e anciãos, já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. Irmãos e irmãs, em Pedro temos a revelação de que a nossa missão, é de realizar a vontade de Deus, ou seja, tudo fazer para que todos tenham vida. Jesus partilhou o pão, temos que partilhar. Jesus curou os doentes, precisamos vivenciar a fé, a oração e nos tornar servos de Deus, para que, por meio de nós Ele possa curar, possa resgatar as ovelhas que foram colocadas longe do Templo e do Altar. Deus nos chama para sermos testemunhas fieis de vida e Ressurreição.

2ª LEITURA – 1 JOÃO 3,1-2

Vede que admirável amor o Pai nos consagrou, pois somos agora filhos de Deus. Se o mundo não nos conhece, é porque não conhece o Pai. Irmãos e irmãs, a nossa missão é de agirmos como filhos e filhas de Deus e desta forma, somos chamados a sermos imagem e semelhança de nosso Pai, que é Deus e Senhor. Precisamos nos lembrar sempre, que aqueles que crucificaram Jesus, continuam agindo no mundo e buscam dispersar as ovelhas e buscam desvirtuar os que assumem o pastoreio. Não se deixem enganar. Sejamos firmes e fiéis na missão de anunciar e que sejamos ao denunciar, tudo aquilo que vem para impedir o serviço às ovelhas de Senhor.

EVANGELHO – JOÃO 10,11-18

Naquele tempo, disse Jesus. Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa.  O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas e elas me conhecem.  Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Irmãos e irmãs, neste domingo do Bom Pastor, Jesus nos apresenta a verdadeira missão de quem recebe responsabilidade de cuidar, de pastorear e de governar. Os que governam e os que recebem missão de cuidar das ovelhas povo do Senhor, se preocupam apenas em tosquiar as ovelhas e vão abandonando o povo, vão deixando de cuidar, deixando de proteger e sugando todas as possibilidades de vida, de segurança. Enquanto eles tem tudo e nada lhes falta, para as ovelhas, eles negam tudo. Deus nos indica que todas as ovelhas tem direito a pastagens verdejantes, tem direito de usufruir dos bens da criação, que tem direito de usufruir das fontes cristalinas. Estes bens, foram saqueados por alguns, que pegam tudo para si mesmos e deixam as ovelhas sem nada. Jesus, o Bom Pastor, ao contrário, dá a vida para que as ovelhas tenham vida. Ele partilha dos bens do Pai, para todos. Os que foram afastados como indignos, Ele traz de volta à casa do Pai e lhes devolve a dignidade. Ele traz a misericórdia, traz o amor e perdão, traz a partilha e a comunhão. Somos chamados a assumir a missão com a vida. É preciso dar minha vida, para me tornar missionário do Pai. O verdadeiro pastor, não foge quando o lobo se aproxima. O lobo vem para roubar, tudo que a ovelha possui e muitas vezes, o lobo não se contenta só com os bens, pois age com ódio, com covardia e se alimenta da violência, ao tirar a vida de muitas ovelhas. O missionário, fica firme, diante das investidas do lobo. O lobo está em todos os lugares e até dentro da igreja, quando se veste de cordeiro, para melhor enganar e destruir. O lobo se veste de pastor mercenário e só visa o dinheiro e a posição social. O lobo faz a liturgia virar ritual. Não assume a vida de servos de Deus. Não aceita lavar os pés do irmão, pois isto para ele, é só um rito da Quinta Feira Santa. O lobo não esta disposto a dar a vida em defesa das ovelhas. Portanto, o Bom Pastor, é uma denúncia contra todas as formas que o lobo assume para se dar bem. O Bom Pastor, é a revelação da face amorosa de Deus que é Vida e Ressurreição. O Bom Pastor, é a revelação da forma que Deus espera de seus servos e servas. Deus precisa de missionários e missionárias que abracem a Cruz Redentora, que abracem a defesa da vida, que abracem a partilha e a comunhão.                           

Gaspar Moreira 21.04.2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA

  POESIA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA   Jesus ressusci t ado aparece Aos discípulos trancados no templo Com medo do poder da morte De que...