quinta-feira, 11 de abril de 2024

03º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B

03º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B                                                                                       LEITURA PARA 14.04.2024                                                                                                                     TEMA: RECONHECERAM JESUS, AO PARTIR O PÃO

Jesus está vivo e caminha à nossa frente, pelos caminhos de Emaús. Somos chamados a fazer o encontro com o Senhor, na caminhada das comunidades. Ele vai junto conosco. Não estamos sozinhos.

1ª LEITURA – ATOS 3,13-15.17 -19

Naqueles dias, Pedro disse ao povo: O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a não condenar. Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação de um assassino; Organizastes a morte o autor da vida, mas Deus ressuscitou-o dos mortos, e nós somos testemunhas disso. Irmãos e irmãs, Um coxo de nascença, que estava à entrada do Templo a mendigar, pediu esmola a Pedro que disse: não tenho ouro nem prata, mas em nome de Jesus Cristo Nazareno, fica curado. A nossa missão, também não é de estar distribuindo ouro e prata, mas de levar a graça e o poder de Deus. Muitas ações de nossa parte, pode ajudar a vencer muitos males de que sofrem as famílias e as comunidades. Muitas vezes as palavras, gestos e testemunhos, valem mais que projetos e propostas bonitas, que servem sempre para enganar. A nossa solidariedade, a nossa partilha, o nosso caminhar junto com aqueles que sofrem, pode fazer muito mais na vida das pessoas, do que podemos imaginar.

2ª LEITURA – 1 JOÃO 2,1-5ª

Meus filhos, não pequeis mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro. E nós sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Irmãos e irmãs, somos chamados a não entrar pelos caminhos da negação de Deus. Somos chamados a não servir a doutrinas que negam a vida de Deus em nós e servem a poderes que não podem nos dar a salvação. Somos chamados a conhecermos e a guardarmos os Mandamentos. Quem diz amar a Deus, mas nega os Mandamentos é mentiroso e servem ao pai da mentira. Sejamos firmes e fieis, ao chamado do Senhor em tudo que fizermos.

EVANGELHO – LUCAS 24,35-48

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou eu mesmo; tocai-me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho. Dito isto, Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas. Irmãos e irmãs, estamos em Jerusalém, onde os onze discípulos estão reunidos e vivem um ambiente de medo, de perturbação e de dúvida. O medo e a insegurança vem da incerteza da Ressurreição e de ainda não terem feito a experiência do encontro com Cristo ressuscitado. No 1º Domingo da Ressurreição, as mulheres transmitem o recado do anjo: Jesus não esta mais no sepulcro, ele vai à vossa frente a vos aguarda na Galileia. A Igreja (missionários), precisa sair da prisão do templo, precisa ir ao encontro do Senhor na realidade que era negada pela igreja daquele tempo e pelo igreja do tempo que se chama hoje. É preciso trabalhar a Ressurreição na terra dos que eram considerados pagãos. É preciso tornar-se uma igreja em saída continua do túmulo que gera a morte. É preciso abrir as portas que, muitas vezes, coloca a igreja fechada nos túmulos da medo, da ignorância, da ganância e da negação da misericórdia. Cristo espera seus discípulos na Galileia das nações. Cristo espera seus missionários nas realidades de negação da vida. Cristo espera a sua igreja, nas situações que precisam da acolhida, da partilha do pão de cada dia, da graça do perdão e da cura de todos os males. Cristo espera uma igreja que se torne serva da verdade, serva da recuperação da vida e do retorno dos seus filhos para a vida do perdão, de partilha e da comunhão. Deus chama para ir ao seu encontro pelos caminhos da Galileia. Cristo nos dá a missão: vós sois as testemunhas de todas estas coisas. No caminho de Emaús, foram descobrindo que Cristo caminha lado a lado e pedem: fica conosco Senhor.

Gaspar Moreira 14/04/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...