quinta-feira, 14 de março de 2024

5.º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B

5.º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B                                                                                        LEITURA PARA 17/03/2024                                                                                                              TEMA: SE O GRÃO DE TRIGO NÃO MORRER, NÃO PRODUZIRA FRUTOS

Deus que fazer com a humanidade, uma Nova Aliança. Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e vos sereis o meu povo. Precisamos trilhar os caminhos que nos conduzem à salvação. Neste caminho, precisamos assumir a Cruz, que nos capacita a vencer as forças do ódio e da morte e construir caminhos de vida eterna.

1ª LEITURA – JEREMIAS 31, 31-34

Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. Não será como a aliança que firmei com os seus pais e que eles violaram. Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Irmãos e irmãs, em Jeremias, nos revela ser necessário uma firme tomada de decisão, por meio de uma reforma religiosa para a banir do país os cultos aos deuses estrangeiros. Deus espera de cada um de nós, uma constante vida de conversão e de fidelidade aos planos de vida e salvação. Muitos se tornaram servos de poderes que negam a vida, a justiça e a verdade. No Sinai, Deus grava em tábuas a lei, mas agora vai gravar em nossos corações.

2ª LEITURA – HEBREUS 5, 7-9

Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas, com grandes clamores e lágrimas, Àquele que O podia livrar da morte e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento e, tendo atingido a sua plenitude, tornou-se para todos os que lhe obedecem causa de salvação eterna. Irmãos e irmãs, os primeiros cristãos viviam em situação de muitas dificuldades e perseguições, numa situação de muitas hostilidades. O texto nos revela, que a exemplo de Cristo, precisamos estar sempre em prece, sempre suplicando a misericórdia de Deus e em uma profunda vida de fidelidade ao chamado de Deus e à missão a nós confiada. Precisamos estar sempre a caminho com Cristo, por regiões e por situações de negação da vida e de abandono pelos poderes. É neste terreno, que Cristo nos revela e nos ensina, que devemos ser misericórdia, ser presença da justiça do Pai e lugar da acolhida e da comunhão.

EVANGELHO – JOÃO 12, 20-33

Naquele tempo, alguns gregos que tinha vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram até Filipe e fizeram este pedido: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só, mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém quer servir, que me siga, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, meu Pai o honrará. Uma voz do céu revelou: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo. Jesus disse, não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir, foi por vossa causa. Este mundo vai ser julgado e o príncipe deste mundo, será expulso. Vou ser elevado e atrairei todos a mim. Irmãos e irmãs, os gregos querem ver Jesus, os gregos querem conhecer Jesus, os gregos querem descobrir que é Jesus e de onde vem tanta força, de onde vem tanto poder, de onde vem tanta sabedoria, de onde vem tanto discernimento. O culto celebrado pelos judeus, elitizou e desprezou o povo pobre e simples, mas os ensinamentos de Jesus, as suas obras e a sua capacidade de caminhar com o seu povo, resgata a vida de todos aqueles que não tinham mais lugar. A missão de Jesus, é capaz de despertar o chamado de Deus, mesmo entre os gregos. O chamado de Deus, a cada um de nós, é o mesmo. Somos chamados a conhecer Jesus, somos chamados a descobrir seu projeto de vida e de salvação, somos chamados a descobrir a força e poder de sua misericórdia. Precisamos trilhar os caminhos da Galileia das nações. A Galileia hoje, é a periferia de nossas cidades, que foram abandonadas sem saneamento básico, sem ter como fazer ao menos uma refeição diária, sem ter um lugar digno para habitar. Muitos vivem jogados nas sargetas e se abrigam debaixo de viadutos. A Galileia hoje, é a mulher, mãe violentada, sendo diariamente abusadas e depois abandonadas com filhos pra sustentar. A Galileia hoje, é a juventude sem perspectivas de vida, tendo seus sonhos destruídos e massacrados por uma sociedade que se diz cristã. A nossa missão é de ir pela Galileia das nações, e revelar a graça, o poder e a misericórdia de Deus para todos que estão nestas situações de abandono.

Gaspar 17.03.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POESIA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA

  POESIA: 7º DOMINGO DA PÁSCOA   Jesus ressusci t ado aparece Aos discípulos trancados no templo Com medo do poder da morte De que...