04º DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – ANO B LEITURA PARA 10.03.2024 TEMA: DEUS ENVIOU SEU FILHO AO MUNDO PARA NOSSA SALVAÇÃO
Crer e estar em constante movimento, em ação contínua. Crer, é abraçar o projeto e trabalhar para que possa ser realizado na vida da pessoa, da igreja e da comunidade . Não se pode crer em Deus, Trindade Santa, só com palavras. Por isso, a Palavra de Jesus, quem crer, não será condenado, envolve assumir os caminhos do Senhor e abraçar todas as consequências de professar a fé.
1ª LEITURA – 2 CRÔNICAS 36,14-16.19-23
Os príncipes dos sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades, imitando os costumes abomináveis das nações pagãs e profanaram o templo. Deus enviou-lhes mensageiros, mas eles escarneciam e desprezavam as palavras proferidas pelos profetas. Os caldeus incendiaram o templo de Deus, demoliram as muralhas, lançaram fogo nos palácios e deportou para Babilónia fazendo deles e de seus filhos, escravos de um reino pagão. Irmãos e irmãs, quando completaram 70 anos no cativeiro, Deus escolheu Ciro, Rei da Pérsia que publicou um Édito: assim fala Ciro, rei da Pérsia, o Senhor, Deus do Céu, deu-me todos reinos da terra e me deu o encargo de lhe construir um templo em Jerusalém. Quem fizer parte do seu povo, ponha-se a caminho e que Deus esteja com ele. Nesta leitura, Deus nos revela que quando alguém escolhe os caminhos do individualismo, das injustiças e da negação da vida, certamente vai se tornar escravos dos sistemas que geram a morte. Mas também revela que todos que voltarem para a defesa da vida e para a observância dos preceitos do Senhor, terão a benção e a proteção, porque Deus é fiel.
2ª LEITURA – EFÉSIOS 2, 4-10
Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida em Cristo e com Ele nos ressuscitou e nos fez sentar nos Céus com Cristo Jesus. De fato, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Irmãos e irmãs, Deus nos restitui a Vida e a salvação e nos liberta das garras do pecado. Nós precisamos estar em contínua comunhão com Deus. Não podemos vacilar, por que as armadilhas do poder do mal, consegue desviar a muitos dos caminhos do amor, da verdade e da justiça. Sem Deus, seremos presas fáceis para o sistema que gera a morte. Não tenhamos medo da Cruz redentora, pois na Cruz de Cristo, nos tornaremos vencedores.
EVANGELHO: JOÃO 3, 14-21
Disse Jesus a Nicodemos: Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha nele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo o homem que acredita nele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita nele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado. Irmãos e irmãs, neste Evangelho, somos chamados a uma fé profunda e a acreditar que no caminho de Cristo, teremos sempre as forças da unidade e da comunhão, na busca e na construção de uma vida plena e definitiva, na luta contra as forças e poder do mal e que seremos guiados e orientados pelo Espírito Santo. Em nossa missão precisamos trabalhar a força e poder da fé e neste sentido, Crer e estar em constante movimento, e estar em ação contínua de busca da graça e do poder de Deus. Crer, é abraçar o projeto de justiça e de paz, de acolhida e de partilha e fazer acontecer a solidariedade que vence o isolamento e o fechamento na vida de egoísmo. Não se pode crer em Deus, Trindade Santa, somente com palavras. Por isso, a Palavra de Jesus, quem crer, não será condenado, envolve assumir os caminhos do Senhor e abraçar todas as consequências de professar a fé. Não podemos esquecer, que é na cruz que Jesus nos revela a força e poder do amor de Deus, onde nos ensina e nos aponta o caminho que devemos percorrer para alcançar a salvação, a vida definitiva e por onde seguir para sermos fieis, na vida de missão.
Gaspar 10/03/2024
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 11º DOMINGO DO TEMPO ...
-
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B LEITURA PARA 27.10.202...
-
07º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C LEITURA PARA 23.02.202...
Nenhum comentário:
Postar um comentário