terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

2.º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B

2.º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B                                                                                 LEITURA PARA 25.02.2024                                                                                                             TEMA: EIS O TEMPO FAVORÁVEL, EIS O TEMPO DE CONVERSÃO

Somos chamados à transfiguração. Precisamos assumir o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos. Deus nos chama a trilhar o caminho do perdão e da misericórdia, nos chama a trilhar o caminho da obediência e a abraçar a missão de vida e ressurreição. É preciso descer para a realidade dos filhos e filhas de Deus, nas situações de negação da vida e trazê-los de volta para o conviver em comum união com os irmãos e com o Pai.

1ª LEITURA – GÊNESIS 22,1-2.9a.10-13.15-18

Deus quis pôr à prova Abraão e chamou-o: Ele respondeu: Aqui estou. O Senhor disse: Toma o teu filho, o teu único filho, a quem tanto amas e vai à terra de Moriá, e o ofereça em holocausto, no monte que Eu te indicar. Quando estendeu a mão, puxou do cutelo para degolar o filho, o Anjo do Senhor gritou-lhe do alto do Céu: Abraão, Abraão! Não levantes a mão contra o menino, não lhe faças mal algum. Agora sei que na verdade temes a Deus. Porque obedeceste à minha voz. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. Irmãos e irmãs, Abraão escuta, aceita o chamado, e vai para a missão fiel na obediência e na firmeza da fé. Com Abraão, Deus inicia uma mudança, abolindo o sacrifício humano. Quem abraça a missão de anunciar, deve sempre estar preparado para as provações, assim como Abraão. Somos chamados a vivenciarmos a fidelidade ao projeto de Deus, de ir em busca das ovelhas que estão fora do aprisco. Somos chamados a confiar em Deus, mesmo quando tudo parece estar dando errado.

2ª LEITURA – ROMANOS 8,31b-34

Se Deus está por nós, quem estará contra nós? Deus, entregou seu filho à morte por todos nós, como não havia de nos dar, com Ele, todas as coisas? Irmãos e irmãs, Deus nos ama com amor eterno. Ele nos dá seu filho Jesus Cristo, que dando a vida, nos redime. Ele enviou seu filho, para nos revelar o caminho da vida e salvação, e para fazermos parte do Banquete eterno. Deus nos chama a ser no mundo, esta presença de amor que dá vida, que perdoa, que enche de misericórdia e que cria espaço para que todos possam participar da Festa do Banquete Eterno. Os caminhos do seguimento a Jesus Cristo, passa pela fidelidade e pelas realidades da Galileia das nações, onde o Senhor nos ensina a ser presença que cura, que salva, que vence os poderes da morte.

 

EVANGELHO – MARCOS 9,2-10

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: Mestre, é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias. Uma nuvem os cobriu e ouviu-se uma voz: Este é o meu Filho muito amado: escutai-o. Irmãos e irmãs, no Monte da Transfiguração, recebemos a revelação, de que Deus é o mesmo sempre, na ligação com Moisés e Elias. Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas. Na Transfiguração, a presença de Moisés, nos revela os caminhos da Lei de Deus que devemos seguir. Na Transfiguração, a presença de Elias nos revela todo o anúncio que Deus nos dá através dos profetas. O monte, é um lugar de encontro com Deus. É no monte que Abraão sobe para oferecer o sacrifício. É no monte que Moisés sobe para rezar. O monte, é o lugar da revelação. É no Monte que nos é dada as Tábuas da Lei. No monte, Elias encontra Deus que o envia para derrotar os sacerdotes de Baal. É no monte que Jesus subia constantemente para conversar com o Pai. Somos o povo da caminhada pelo deserto, somos o povo das doze tribos de Israel, somos o povo dos profetas e somos o povo de Jesus Cristo. Através da nuvem, Deus mesmo nos dá o testemunho de Jesus, é o Senhor e que Ele é vida e salvação. Por isto escutai-o sempre e segui a sua convocação/chamado. Maria mesma, fala para os convidados na festa de casamento, fazei tudo o que Ele vos disser. Na revelação de Deus, temos a ordem de escutar Jesus e de fazer tudo que Ele ordenar. Assim, o missionário e a missionária, não tem motivos para terem medo, pois Deus mesmo, nos dá a certeza de que é o Senhor que caminha conosco. Temos a certeza ainda, de que somos conduzidos e guiados pelo poder, graça e Luz do Espírito Santo. Por fim, os discípulos que Jesus leva a subir o monte com Ele, querem ficar no monte e armar tendas. Jesus, os faz voltar para a realidade e os leva novamente para os caminhos que conduzem ao povo de Deus, que se encontram como ovelhas sem pastor. Assim, a nossa missão e descer da montanha que gera a cegueira, que gera a incapacidade de servir, que gera a fala de compromisso. Precisamos subir a montanha para o encontro com Deus, para quando descermos, estejamos preparados para cumprir a vontade do Pai.

 

Gaspar Moreira 225.02.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...