quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

03º DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – ANO B

03º DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA – ANO B                                                                        LEITURA PARA 03/03/2024                                                                                                                        TEMA: NÃO FAÇAIS DA CASA DE MEU PAI CASA DE COMÉRCIO

Somos chamados a uma profunda vida de conversão e de renovação. Somos chamados a fazer da casa do Pai, da casa da Comunidade, da casa dos irmãos, um lugar de oração, de encontro, de partilha e de comunhão. É preciso fazer da casa do povo de Deus, o lugar da misericórdia e não o lugar da exploração.

1ª LEITURA – ÊXODO 20,1-17

Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: Eu sou o senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, dessa casa da escravidão. Não terás outros deuses perante Mim. Não farás para ti qualquer imagem esculpida, nem figura do que já existe lá no alto dos céus ou cá em baixo na terra ou nas águas debaixo da terra. Eu, o senhor teu Deus, sou um Deus cioso: castigo a ofensa dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me ofendem; mas uso de misericórdia até à milésima geração para com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não invocarás em vão o nome do Senhor teu Deus, porque o Senhor não deixa sem castigo aquele que invoca o seu nome em vão. Irmãos e irmãs, Deus nos chama a fazer uma escolha fundamental de vida, ao nos dar as Tábuas da Lei, onde define a nossa missão de filhos e filhas na nossa relação com Deus e na nossa relação que cada irmão e irmã. Amar a Deus sobre todas as coisas, é o início de toda relação humana, é a base fundamental da relação para com os irmãos. O amor deve orientar todas as nossas ações. Mas devemos ter cuidado para em nome do amor, querer instrumentalizar Deus, querer fazer de Deus uma forma de manobrar pessoas e políticas em defesa de um projeto pessoal e querer ocupar o lugar de Deus na vida das pessoas. A nossa missão é de fazer do amor, o lugar de nossa relação com Deus e com os irmãos.

2ª LEITURA – 1 CORÍNTIOS 1, 22-25

Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria. Quanto a nós, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Irmãos e irmãs, a nossa relação com Deus e com os irmãos, passa pela Cruz de Cristo. Na Cruz de Cristo, está o assumir da vida e está colocada a redenção humana. Na cruz, Jesus vem para nos dar o caminho e a forma de como enfrentar a força que carrega o pecado. A Cruz, não é negação da vida, a cruz não é sujeitar-se a dor e sofrimento. A nossa missão e de abraçar a cruz, pois na cruz aprendemos que devemos enfrentar, todas as condições geradoras da morte.

EVANGELHO – JOÃO 2, 13-25

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e jogou ao chão as mesas; e disse aos que vendiam pombas: Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio. Irmãos e irmãs, no tempo de Jesus, no período da Páscoa, chegava a Jerusalém uma multidão de peregrinos, que passava de 100.000, o que praticamente dobrava a população de Jerusalém. Neste período, o comércio religioso era muito grande e tomava conta das imediações do Templo e parte da entrada. Quando Jesus vai entrar no Templo, a entrada estava tomada por cambistas. A reação de Jesus, ao entrar no Templo, nos revela diante de qual situação o povo se encontrava, ao ter que entrar nas festividades. De um lado, estava toda uma situação de exploração da religião, por interesses econômicos que eram autorizados, que recebiam licença para lucrar em cima dos peregrinos. Vendas de animais para os sacrifícios e vários outros produtos destinados à liturgia do Templo e o cambio de moedas romanas, pois no templo não entrava moedas pagãs. Havia um acordo religioso comercial, de tal forma organizado, que ninguém podia entrar sem a oferenda para o sacrifício, mesmo que fosse um casal de rolas ou pombos. Jesus revela, que a casa de oração, não um mercado. Por outro lado, o povo encontrava uma religião que era para poucos. A religião era para um grupo seleto. Não havia lugar no Templo, para os que fossem considerados pela elite religiosa como pecadores. Deus, era o Deus de todos, mas a condição social onde havia pecador era outra coisa bem diferente. Os mendigos, os doentes, as prostitutas, os coxos, os cegos e os aleijados, todos eram da classe denominada inferior. Talvez uma das únicas coisas, que os Sumos Sacerdotes não conseguiu roubar do povo, era as grandes romarias para o Templo. Aqui também fica claro, que os sacerdotes dos templos de hoje, rejeitam a caminhada. Eles preferem centralizar tudo nas Paróquias ou Dioceses e quem tem que fazer as grandes caminhadas, é o povo. Aqui Jesus sinaliza que precisamos de uma nova compreensão do que é ser igreja. Aqui Jesus vem caminhando como povo, desde a Galileia e por vários povoados até chegar a Jerusalém. O Templo torna-se agora, o Corpo de Cristo e por isso o nosso corpo é Templo de Deus. O Templo de Deus, que é Jesus, caminha conosco.                                                                                                                                                          Gaspar 03/03/2024

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...