sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

01º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B

01º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B                                                         LITURGIA PARA 18.02.2024                                                                      TEMA: CONVERTAM-SE E CREIAM NO EVANGELHO

Depois do DILÚVIO, Deus faz Aliança com humanidade e com toda a criação, de não mais agir de forma tão devastadora. Nesta Aliança, espera que a humanidade ajude na construção de um mundo melhor, mais justo e fiel. Paulo nos lembra, que assim como a Arca venceu as forças das águas, assim também o nosso Batismo, nos fará vencedores. Num segundo momento, no deserto, Jesus nos revela que em toda missão que assumirmos, seremos testados na fidelidade a Deus. Somos desafiados a fazer parte da vida e da construção de um Novo Céu e uma Nova Terra. Precisamos rejeitar as propostas de negação da vida e do amor e abraçar a vida de fidelidade ao Projeto de Deus. O Missionário precisa fazer uma escolha: ou o projeto humano ou o projeto de Deus.

LEITURA – GÊNESIS 9,8-15

Deus disse a Noé e a seus filhos: Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham. Estabelecerei convosco a minha aliança: de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra. Irmãos e irmãs, o fim do dilúvio é celebrado, com Noé erguendo um altar e oferecendo holocaustos. No altar da vida das pessoas, Deus faz compromisso de não mais castigar os seres vivos e abençoou Noé e a sua família e entregou-lhes o cuidado da criação. Deus assina com o seu povo, por meio da aliança, um tratado de paz. A nossa missão é a mesma. Devemos cuidar da vida, fazermos aliança de não mais agirmos determinados pelo ódio e pela vingança, mas agirmos conduzidos pelo amor, pelo perdão e pela paz.

2ª LEITURA – 1 PEDRO 3,18-22

Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o Justo pelos injustos, para vos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinham sido outrora rebeldes. Irmãos e irmãs, a água do Dilúvio, deve nos lembrar, a água do Batismo que agora para nós é salvação. Ao sermos batizados, somos também lavados. No Batismo, o Senhor confia a cada um de nós, o compromisso para com a humanidade e com toda a criação. No Batismo, somos mergulhados na ressurreição de Jesus Cristo. Banhados em Cristo, somos chamados a nos tornar uma nova criatura, imagem e semelhança de nosso Pai criador. Vamos em missão, espalhar a vida e a misericórdia do Pai.

EVANGELHO – Marcos 1,12-15

Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-no. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Irmãos e irmãs, dois pontos importantes para a nossa reflexão e missão:  O DESERTO E A GALILÉIA – Vejamos O DESERTO - O Espírito conduz Jesus ao deserto. O deserto é, na teologia de Israel, o lugar da tomada de decisão. No deserto, Jesus é colocado diante dos dois projetos: de um lado o espírito que conduz para a morte e do outro lado o Espírito que da vida. No deserto, o povo de Deus caminhou por 40 anos e sai da terra da servidão, que era o Egito. No deserto, Deus protege o seu povo com a nuvem, alimenta com as codornizes, abastece com a água da rocha, dá as Tábuas da Lei e realizava a entrada do povo na Terra Prometida. No deserto o povo teve que passar pela prova do Bezerro de Ouro, e os que permanecem fiéis, entraram na Terra Prometida. É no deserto que Jesus derrota o poder da morte. É também, no deserto das provações de nossa vida, no deserto do abandono e da solidão, que muitas vezes, temos que tomar a decisão de qual caminho seguir. Vamos ver agora a A GALILÉIA - A missão leva Jesus para o mundo do paganismo. Toda a região era vista como negação da Lei e da vida de fidelidade. É nesta terra de negação e de rejeição, que Jesus vem revelar, que a missão precisa entrar nos terrenos do abandono e trazer todos de volta para o convívio com o Pai. Depois de vencer as tentações no deserto, Jesus inicia a missão do Pai, pela Galileia. Nesta região missionária, Jesus convida todos para uma profunda transformação de vida, para realização das promessas messiânicas: Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Jesus busca a participação de todos, quer uma transformação de vida de todos. A Galileia se torna palco de ação salvífica de Deus. A Galileia se torna lugar de transformação, se torna lugar do agir do Espírito Santo, se torna o lugar de reunir as ovelhas no aprisco, se torna o lugar da realização da promessa.  Assim, a nossa missão, será sempre de enfrentar estes dois terrenos em nossa vida diária: o Deserto e a Galileia.

GASPAR MOREIRA 18/02/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...