segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

04º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

04º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                    LEITURA PARA 28.01.24                                                                              TEMA: DEUS É VIDA E SALVAÇÃO

                                                                                                                           Deus reafirma a decisão de partilhar com toda a humanidade, num caminho a percorrer juntos, a Vida e a salvação. Escolhe profetas para exercer a missão de propagar a Palavra e indicar caminhos. Chama e os envia no meio dos homens, para ser a sua palavra viva de vida, de salvação e de encontro e comunhão entre os irmãos.

                                                                                                                            1ª LEITURA – DEUTERONÔMIO 18,15-20

O Senhor teu Deus fará surgir no meio de ti, de entre os teus irmãos, um profeta como eu; a ele deveis escutar. Foi isto mesmo que pediste ao Senhor teu Deus no Horeb, no dia da assembleia: Não ouvirei jamais a voz do Senhor meu Deus, nem verei este grande fogo, para não morrer. Porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes dirá tudo o que Eu lhe ordenar. Irmãos e irmãs, nestes dias, Deus tem chamado ao serviço de anunciar. Primeiro chamou Samuel, depois chamou Jonas e neste domingo chama Josué. Se alguém não escutar os enviados do Senhor, Deus mesmo virá e pedira contas e se um profeta tiver a ousadia de dizer em meu nome o que não lhe mandei, ou de falar em nome de outros deuses, tal profeta morrerá. A nossa missão, pelo sacramento do Batismo que recebemos, é a mesma dos profetas e Deus nos pedirá contas da mesma forma. Deus pede, fidelidade e firmeza no anúncio.                                                                                                                       

2ª LEITURA – 1 CORÍNTIOS 7,32-35

Não queria que andásseis preocupados. Quem não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, com o modo de agradar ao Senhor. Mas aquele que se casou preocupa-se com as coisas do mundo, com a maneira de agradar à esposa, e encontra-se dividido. Da mesma forma, a mulher solteira e a virgem preocupam-se com os interesses do Senhor, para serem santas de corpo e espírito. Mas a mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo, com a forma de agradar ao marido. Irmãos e irmãs, os gregos estavam divididos entre o amor livre e um amor filosófico. Queriam saber, é melhor ser livre ou consagrado? Paulo revela que tanto o casamento como o celibato são caminhos possíveis, perfeitamente aceitáveis, para o cristão. O mais importante, é de viver a consagração a Cristo, sendo casado ou não. Deus nos chama para vivenciarmos a fidelidade em qualquer circunstância.

                                                                                                                             EVANGELHO – MARCOS 1,21-28

Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: Que tens Tu a ver conosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus. Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Irmãos e irmãs, a igreja dos Sumos Sacerdotes, não estava preparada para o anúncio de Jesus. Eles não queriam sair de sua zona de conforto. Não queriam perder o controle sobre a vida do povo. Não queria perder o domínio econômico abusivo e de exploração dos pobres e abandonados. Não queriam perder o domínio ideológico sobre as diversas camadas sociais. Viam como perigo e ameaça a seus projetos, o crescimento da popularidade de Jesus. Nesse Evangelho, Marcos procura revelar que Jesus é o Messias esperado, o Messias que proclama o Reino de Deus a todas as criaturas e que busca romper as barreiras da periferia do mundo considerado pagão. A salvação é para toda a humanidade. A revelação não pode ficar presa no Templo e precisamos aprender que, o anúncio precisa romper todas as fronteiras que geram impedimentos. A missão da igreja é de ir e anunciar a todas os povos, de sair em busca das ovelhas que se perderam pelo caminho. A missão não permite acomodação, não permite fechamento e redução do anúncio num templo, onde muitos padres, bispos e pastores prendem o Evangelho. O nosso Deus, é aquele que caminha pelo deserto, é aquele que visita as viúvas, os orfãos e os pobres. O nosso Deus caminha pela Galileia das nações, passando por povoados e vilarejos. O nosso Deus é aquele que entra nas casas e come do que tem na mesa dos pobres e dos que sobrevivem na miséria. O nosso Deus é aquele que toca nas pessoas excluídas e dominadas por espíritos e por diversos tipos de doenças. O nosso Deus é aquele que assume a humanidade em suas dores e sofrimentos. Aquele homem dominado por um espírito impuro do Evangelho de hoje, reconhece quem é Jesus. Reconhece que Ele pode quebrar as imposições criadas no Templo e que pode libertar o povo do dominação religiosa e política. Aquele homem dominado por espíritos impuros, representa a elite que não quer perder o controle da vida do povo. Representa ainda, todos que são reféns do egoísmo, do orgulho, da autossuficiência, do medo, da exploração, da exclusão, da injustiça, do ódio, da violência, do pecado e que apostam em valores efémeros e escravisantes. A nossa missão, é a mesma de Jesus, anunciar a Palavra e denunciar os esquemas geradores da morte.                                                                       

Gaspar Moreira 28.01.24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...