quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

03º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

03º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                        LEITURA 21.01.24                                                                                      TEMA: VINDE, FAREI DE VÓS PESCADORES DE HOMENS

Deus conta conosco para no mundo, anunciar a Vida e a Salvação. O grande  desafio é acolher de braços abertos o chamado que Deus faz a cada um de nós. Jonas tenta fugir, mas mesmo assim realiza a missão. É preciso de uma vida de conversão.

                                                                                                                             1ª LEITURA – JONAS 3,1-5.10

A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e espalhe a mensagem que Eu te direi. Jonas,  depois de muitas resistências, levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Jonas começou a pregar nestes termos: Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída. Os habitantes de Nínive acreditaram, proclamaram jejum e vestiram-se de saco. Deus ao ver as suas obras e como se convertiam, desistiu do castigo e da destruição. Irmãos e irmãs, da mesma forma que Deus chamou Samuel, agora chama Jonas para levar aos Ninivitas o chamado de conversão e de mudança de vida. Nínive era a capital da Assíria e tinha se corrompido abraçando a idolatria e por isto, era considerada uma cidade pagã. Jonas não acreditava na conversão de Nínive e por isto não queria ir. Mas a cidade, ao escutar a pregação de Jonas e o recado que Deus proferia, fizeram jejum e se converteram. A pregação revela, que a bondade e a misericórdia se estendem a todos os povos, sem exceção. Quem realiza o milagre é Deus. Nossa missão é de anunciar a ação e o poder de Deus.

                                                                                                                             2ª LEITURA – 1 CORÍNTIOS 7,29-31

O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. De fato, o cenário deste mundo é passageiro. Irmãos e irmãs, tudo e passageiro, provisório e o tempo é breve. Por isto não devemos ser tão apegados aos bens, a status de engrandecimento. Nada neste mundo é para sempre, a não ser a caridade que praticarmos para com os nossos semelhantes. Nada deve nos prender, a não ser o amor e a fidelidade. Nunca esquecer, que somos imagem e semelhança de Deus. Não podemos colocar nas coisas, a nossa esperança, a nossa segurança, o objetivo último da nossa vida. Não somos um povo qualquer, somos o povo do Senhor.

EVANGELHO – MARCOS 1,14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar e disse: Vinde e farei de vós pescadores de homens. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes e os chamou. Deixaram tudo e seguiram Jesus. Irmãos e irmãs, A missão de Jesus inicia com o fim da missão de João, que doa sua vida na realização do anúncio e da denúncia do sistema religioso que massacrava o povo de Deus. Jesus, ao iniciar a sua missão, começa escolhendo discípulos. Jesus não quer fazer o trabalho, dispensando a humanidade. A salvação, vem do abraçar a missão. Somos escolhidos por Deus para levar o anúncio aos confins da terra. Deus confia a nós, o poder de sua Palavra, o poder do seu Espírito, o poder de sua  misericórdia e o poder de sua comunhão. Ser fiel a Deus, é ser fiel à missão. Precisamos nos colocar a serviço da graça salvadora. Ninguém. Pode abraçar o chamado de Deus e se acomodar. Jesus se coloca nos caminhos da Galileia, dos povoados e vai em busca dos povos renegados pelo poder do Templo. A Igreja, não pode se fechar no seu templo paroquial. A Igreja precisa estar sempre em saída, para não repetir a prática dos Sumos Sacerdotes, que obrigavam o povo ir ao encontro deles, mas eles mesmos, eram incapazes de ir ao encontro do seu povo. Toda a caminhada de Jesus, foi uma grande revelação de onde ir, e onde levar a Palavra. Jonas, representando a religião judaica, se recusava de ir ao encontro de um povo considerado pagão. Jonas pensava que os Ninivitas, não tinham mais salvação e que não poderia haver misericórdia para eles. Jesus, vai ao encontro de todas as regiões esquecidas e condenadas pela religião dos Sumos Sacerdotes. Precisa abraçar a revelação que Jesus nos confia, ao nos chamar para assumir a missão de evangelizar. A nossa vida, precisa se tornar missão e a missão se tornar a nossa vida. A vida é MISSÃO.

Gaspar Moreira 21.01.24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...