sábado, 13 de janeiro de 2024

02º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

 02º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B                                                                                       LITURGIA PARA 14.01.24                                                                                                                           TEMA: CHAMADOS A TESTEMUNHAR E VIVENCIAR O PROJETO DE DEUS

Somos convidados a descobrir que Deus conta conosco para concretizar, no mundo e na história, o seu projeto. Somos chamados a assumir a missão de acolher, com disponibilidade e generosidade, os desafios que a realidade nos apresenta e desafiados a ser sinal e testemunho do projeto de Deus no mundo.

1ª LEITURA – 1 SAMUEL 3,3b-10.19

Samuel dormia no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: Aqui estou. E, correndo para junto de Heli, disse: Aqui estou, porque me chamaste. Mas Heli respondeu: Eu não te chamei; torna a deitar-te. O Senhor voltou a chamar Samuel uma segunda vez e só na terceira vez, que Heli compreendeu que era o Senhor que chamava pelo jovem. Vai deitar-te; e se te chamar outra vez, responde: Fala, Senhor, que o vosso servo escuta. Irmãos e irmãs, Samuel é escolhido por Deus, num momento de grande crise, onde a comunidade está passando por uma transição da vida tribal para a monarquia. Samuel chegou a assumir a missão de Juiz com nascimento nos moldes de Sansão(1 Sm 1; cf. Jz 13), Sacerdote com funções litúrgicas(1 Sm 2,18-21) e chefe dos exércitos no combate aos filisteus. Nesta leitura, estamos no primeiro momento de sua vocação. Samuel não conhecia o Senhor e o Senhor o escolhe no meio de muitos outros jovens. É Deus quem chama.

2ª LEITURA – 1 CORÍNIOS 6,13c-15a.17-20

Irmãos: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito. O vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus. Irmãos e irmãs, Corinto, cidade nova e próspera, servida por dois portos de mar, nela havia pessoas de todas as raças e religiões. Era a cidade do desregramento para os marinheiros que cruzavam o Mediterrâneo e que, após semanas de navegação, chegavam com vontade de se divertir. A riqueza de alguns, era um escândalo que contrastava com a miséria da maioria. Os gregos cultuavam Afrodite a deusa do amor, que permitia toda a libertinagem. Aqui, está o porque da pregação de Paulo, pela valorização e cuidado do corpo, como corpo de de Deus e que por isso não podia sofrer violações. Nosso corpo é sagrado. Cuidemos bem dele.

EVANGELHO – João 1,35-42

Naquele tempo, estava João Batista com dois dos seus discípulos e, vendo Jesus que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus. Entretanto, Jesus voltou-se e ao ver que o seguiam, disse-lhes: Que procurais? Eles responderam: Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras? Disse-lhes Jesus: Vinde ver. Eles foram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus. Ao encontrar seu irmão Simão e disse-lhe: Encontrámos o Messias – que quer dizer Cristo e levou-o a Jesus. Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe: Tu és Simão, filho de João. Chamar-te-ás Cefas – que quer dizer Pedro. Irmão e irmãs, João Batista apresenta Jesus ao mundo. Ele é o precursor do Messias, que veio preparar os caminhos do Senhor. Aqui entra em cena três discípulos: André, um outro discípulo não identificado e Simão Pedro, que são os primeiros a conhecer os caminhos do Senhor. Estão às margens do Jordão. Vai iniciar a passagem do rito antigo de purificação, para o novo rito de vida no Espírito de Deus. João prepara seus discípulos para receber o Senhor e o Senhor prepara os discípulos para assumir a vida nova de acolhida, de partilha e de comunhão. Os discípulos de Jesus vão partilhar o Corpo de Deus para todos os povos. Os discípulos de Jesus, vão revelar ao mundo o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. Não temos outro Senhor, não temos outro Deus a não o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Dai o cuidado e a responsabilidade imensa que temos, de não nos colocarmos a serviço de poderes que passam. Não podemos estar a serviço de poderes que agem contra a vida. A nossa missão é de nos tornar-mos servos do Cordeiro que tira o pecado mundo. Os poderes deste mundo, trabalham a divisão. Quem serve a estes poderes, servem a divisão de irmão contra irmãos, de filhos contra pais, de igrejas contra igrejas. Quem assim age, esquecem de se tornarem servos do Cordeiro de Deus, e passam a servir interesses espúrios. Outro ponto importante é que os discípulos querem saber de Jesus onde moras. Jesus chama: vinde e vede. Onde mora o Senhor? Para ter esta resposta é preciso ir. A igreja não pode ficar presa num Templo. É preciso estar sempre em saída, para encontrar o lugar onde Deus se revela. É preciso ir sempre, onde a igreja povo de Deus precisa do socorro. Deus não pode ficar preso, num templo pois somos lugar da ação do Espírito Santo. Temos que ir em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel. O Espírito Santo, é Deus em ação, é Deus a caminho, é Deus em comunhão. Sede minhas testemunhas até os confins da terra. Ide e evangelizai.

Gaspar Moreira 14.01.24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...