sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

1º DOMINGO DO TEMPO DE NATAL DE 2023

1º DOMINGO DO TEMPO DE NATAL                                                                                              LITURGIA PARA 31 DE DEZEMBRO DE 2023                                                                                      TEMA: FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - JESUS, MARIA E JOSÉ 

Os pastores foram os primeiros missionários de Cristo, a saírem ao encontro da Sagrada Família: Maria e José e o recém-nascido, e os encontraram, com o menino na manjedoura. Aqui, temos a Igreja a caminho. Precisamos ser uma igreja em saída, que vai em busca das necessidades da comunidade e que ao contrário dos Sumos Sacerdotes, que presos no Templo, que além de prender os que neles acreditavam, não iam nem deixavam ir.

1 ª LEITURA: ECLESIÁSTICO 3,3-7.14-17A

Deus honra o Pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Honra teu pai e terá alegria com os próprios filhos e ao orar, será atendido. Respeita teu pai e terá vida longa. Quem obedece ao pai terá o consolo da mãe. Não desampara teu pai na velhice. Irmãos e irmãs, a família é o lugar da revelação de Deus e aos filhos, é confiado cuidar desse amor. Cuidar dos pais, é cuidar do projeto de Deus. O casal precisa trabalhar o amor mutuamente e fazer de tudo para não conduzir os vossos filhos ao desânimo ou ao desprezo familiar..

2ª LEITURA COLOSSENSES 3,12-21

Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Irmãos e irmãs, a nossa missão, é a missão de Deus Pai, ou seja, implantar os Dons do Espírito de Deus, para que todos sejam revelação do amor e do poder de Deus. Somos missionários, escolhidos e guiados pelo Espírito de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, onde Deus nos chama a vivenciar o poder de suportar, de perdoar de conviver em comunhão e de um profundo amor doação.

EVANGELHO LUCAS 2,22-40

Quando completou os dias para a purificação, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor. Todo primogênito do sexo masculino deve ser apresentado e consagrado ao Senhor. Tiveram que ofertar um par de rolas ou dois pombinhos. Simeão, homem justo e piedoso, esperava a consolação do povo de Israel, e conduzido pelo Espírito Santo, foi ao Templo. Tomando o menino nos braços, bendisse a Deus: Agora Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz, porque meus olhos viram a salvação, que preparaste a todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel. Depois os abençoou e disse, este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento e um sinal de contradição para muitos em Israel. Também a profetisa Ana, da tribo de Aser, pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino aos que esperavam a libertação de Jerusalém. Voltaram a Nazaré, onde o menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele. Irmãos e irmãs, a caminhada da Sagrada Família, não é diferente da caminhada de nossas famílias das periferias da vida. Mesmo nos dias de dar a luz, são obrigados a caminhar por regiões difíceis. Precisam correr o risco de enfrentar salteadores ou de perder o menino pelo peso da caminhada num aborto. São obrigados a comprar pombinhos para dar como oferta, para serem aceitos no Templo e terem o direito de apresentarem o filho no Altar do Senhor. Chegaram extenuados da viagem e não encontram lugar, pois em todas as portas que batiam, lhes negaram pouso, porque de Nazaré, nada de bom é esperado pelos habitantes do lugar. São obrigados a se ajeitarem num estábulo. Precisam fazer da cocheira um berço para o recém nascido. Precisam enrolar a criança em panos, pois não havia roupas adequadas para o nascimento da criança. A cidade está presa nas orientações religiosas dos Sumos Sacerdotes e as festas precisam ser celebradas na igreja. Não existe um olhar para os que estão fora ou que foram afastados. Não existe uma busca por conversão ou para trazer de volta à casa do Senhor as ovelhas dispersas. O anjo de Deus, forma a primeira comunidade de pastores, que fazem as primeiras visitas, e começam a formar uma nova mentalidade, uma nova forma de pastoral, uma igreja a caminho. No Templo, Simeão confirma para todos que ali estavam, que este menino será causa de reerguimento e de queda para muitos, que pensavam estar servindo a Deus, e esta certeza, é confirmada também pela profetisa Ana. Eles voltam para casa e o menino vai crescer forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele. Queridos irmãos e irmãs, neste Evangelho, temos os pilares de nossa vida de consagração e de missão. Somos chamados mais uma vez, a fazer o caminho de Jesus, que andou por onde Os Sumos Sacerdotes se recusam de andar, ir com Jesus por caminhos difíceis da negação da vida, ir pelas periferias resgatando vidas e implantando um Reino de amor, de paz, de comunhão e de participação. É preciso implantar o mandamento de Deus: Eu vim para que todos tenham vida, para que todos possam participar do banquete do Senhor.

Gaspar Moreira 31.12. 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...