domingo, 18 de setembro de 2016

POEMA DEDICADO À ELIZÂNGELA

POEMA PARA ELIZÂNGELA

Dedico este poema à professora Elizângela, por sua maneira de olhar, de acolher e de acompanhar os que dela se aproximam ou que tentam dela se distanciar.


Obrigado professores e professoras
Por acreditar que seria possível fazer algo
Quando todos não davam mais crédito em mim
Obrigado por persistir e insistir quando me viam
Como algo já perdido e como o próximo a morrer

Teu olhar foi capaz de descobrir
Que por trás de toda não vida por mim vivida
Faltava a mão de um pai, de uma mãe que nunca tive.
Você conseguiu descobrir as raízes de minhas dores
Descobriu as fontes de minhas revoltas

No teu jeito sempre amável e carinhoso de me tratar
Você foi domando a fera que desabrochava em mim.
Foi a tua pedagogia e a tua psicologia
Foi a tua forma de amar as pessoas
Que me resgatou e me devolveu para a vida

Hoje sou o que sou porque numa simples sala de aula
Você enfrentou a ira de muitos colegas
Por defender alguém já perdido.
Na leitura da vida do teu aprendizado
Eu aprendi que ninguém está perdido

Enquanto um professor(a), for capaz
De descobrir as raízes que impedem de crescer
E lutarem para resgatar o que ainda seja possível
Muitas vidas serão salvas
Muitos jovens terão a vida

Parabéns a todos que acreditam que pela educação
É possível resgatar vidas impossíveis
Que seja possível devolver ao convívio social
O que parecia perdido

Gaspar Moreira 18 de setembro de 2016


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LITURGIA DA IGREJA: SEQUÊNCIA de PENTECOSTES

  Re tirado da liturgia da igreja SEQUÊNCIA DO PENTECOSTES Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra vossa luz ful...